A empresa LR Pescados, localizada no município de Penha, vinculada ao Serviço de Inspeção Estadual – SIE desde 2006 recebeu, no dia 11 de novembro, certificado de adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal e entregue ao estabelecimento de pescados pela equipe técnica do Departamento Regional de Itajaí.
Caracterizada por ser uma empresa familiar, a LR pescados deu entrada no processo de adesão ao SISBI em 2018 e, após grande empenho dos proprietários e colaboradores para o cumprimento das adequações estruturais e de procedimentos apontadas nas diversas fiscalizações e supervisões do Serviço de Inspeção Estadual, a empresa conquistou o SISBI e ampliou o âmbito de comércio para fora de Santa Catarina, principalmente para o mercado consumidor no estado de São Paulo, meta inicial do estabelecimento.
Os proprietários Rosa Maria Santana Custódio, Luiz Carlos Custódio e Cristiane Aparecida Custódio sentem-se reconhecidos pelo esforço empregado nessa conquista que, com certeza, contribuirá para o crescimento da LR Pescados, que passa a disponibilizar a qualidade dos produtos agropecuários catarinenses para todos os brasileiros. As mudanças necessárias para adesão ao SISBI contaram com o apoio do colaborador da empresa Lucas Dias e dos médicos veterinários Suelen Eskelsen (consultora), Henrique Chaves Cabral (Responsável Técnico) e Diogo de Paula Duarte(médico veterinário habilitado).
“Esta conquista demonstra que a parceria entre setor público e privado é fundamental para o desenvolvimento das agroindústrias”, comenta a Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro, coordenadora do Serviço de Inspeção Estadual do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí e médica veterinária oficial responsável pelo estabelecimento. “A busca pelo aprimoramento dos métodos de fiscalização por parte do Serviço Oficial, somada ao comprometimento das empresas em garantir a excelência na condição higiênico-sanitária de seus produtos, resulta em benefício aos empresários e também ao consumidor final, que se sente seguro ao consumir estes produtos”, reforça Daisy.
O Departamento Regional de Itajaí, com mais esta adesão, passa a contar com quatro empresas certificadas no SISBI.
De acordo com o gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro, não é possível falar em desenvolvimento do setor produtivo sem defesa agropecuária, que está ligada diretamente à prevenção, ao controle e ao combate de doenças no plantel catarinense. “A Cidasc celebra mais essa certificação. A projeção é de que o Serviço de Inspeção Estadual avance cada vez mais, para assegurar a produção de qualidade dos produtos de origem animal, resultando em crescimento econômico para os estabelecimentos e para o estado e, segurança alimentar para os consumidores”, destaca Cleverson.
Sobre o SISBI/POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos, a manutenção da saúde pública, a ampliação de mercados e o desenvolvimento econômico.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Fonte: Departamento Regional de Itajaí
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/