O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Rio do Sul realizou, na última sexta-feira, 20, uma ação conjunta com a Polícia Militar – PMSC do Alto Vale de fiscalização do trânsito agropecuário nos municípios de Rio do Sul e Lontras.
A fiscalização ocorreu no período da manhã e contou com a participação de médicos veterinários da defesa sanitária animal e inspeção de produtos de origem animal e engenheiro agrônomo da defesa sanitária vegetal. Na ocasião, foram realizadas inspeções em mais de 70 veículos, com o objetivo verificar o transporte de animais e vegetais, seus produtos e subprodutos, bem como o transporte de agrotóxicos.
De acordo com o médico veterinário Fabrício Dias Costa, após serem abordados pelo policiamento, os veículos foram devidamente fiscalizados pela equipe técnica da Cidasc, com conferência documental de origem e destino, quantidade de produtos, observação dos rótulos e condições da temperatura do transporte, além da distribuição de folders informativos e orientação quanto ao correto manuseio e acondicionamento destes produtos e a documentação sanitária exigida para o transporte. “A Cidasc tem atuado fortemente na fiscalização do trânsito agropecuário em todo o Estado, com o objetivo de proteger o patrimônio agrícola e pecuário, bem como a qualidade dos produtos catarinenses. Aproveitamos sempre para realizar educação sanitária nessas operações, é importante levar informações sobre documentação e transporte, pois motoristas e produtores bem informados reduzirão as inconformidades no trânsito agropecuário”, destaca Fabrício.
O trabalho conjunto entre as Secretarias da Segurança Pública e Cidasc é fundamental nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural na proteção da sanidade animal, vegetal e na proteção da saúde da população.
O engenheiro agrônomo Adonyran Carlos Livramento, responsável regional pela Área de Agricultura, participou da ação e destaca que essas ações são muito importantes para a região, já que o Alto Vale se destaca também na produção de vegetais. “Assegurar o status sanitário de Santa Catarina também na área vegetal é o nosso compromisso. É importante que motoristas e produtores saibam que as pragas são transportadas através de frutos, mudas e partes de plantas”, enfatiza o engenheiro agrônomo.
Participaram da ação além do médico veterinário Fabrício Dias Costa e do engenheiro agrônomo Adonyran Carlos Livramento, o médico veterinário da defesa sanitária animal Guilherme Eger, os médicos veterinários do Serviço de Inspeção Estadual – SIE, Lauri José Giachim e Guidyan Anne Silva Santos.
Galeria
Fonte: Departamento Regional de Rio do Sul
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/