A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Regional de Concórdia, realizou fiscalização de trânsito conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nos dia de 27 de outubro no município de Piratuba e no dia 29 no município de Itá. Estas ações foram em cumprimento de metas de fiscalização agropecuária dos produtos que entram em Santa Catarina, e que podem pôr em risco o setor agropecuário e a economia do Estado.
A operação foi realizada pelos médicos veterinários Marisa Macagnan, Antônio Ricardo Rodrigues dos Santos, Vanessa Lucca Alano e pelos engenheiros agrônomos Daniel Canabarro, Samuel Maccari Redivo e Solano Andreis, e pelos técnicos auxiliares agropecuários Darci Schimidt e Adecir Antonio Stroher.
De acordo com o gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Concórdia, Daniel Canabarro, a intenção da operação foi educar, corrigir e coibir o trânsito irregular de animais, vegetais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. “Ação conjunta mostra eficiência das parcerias numa grande operação de fiscalização de trânsito. Realizamos fiscalização conjunta volante em ponto estratégico no município de Itá e também nos postos de fiscalização agropecuária da Cidasc localizados nos municípios de Itá e Piratuba. A fiscalização volante é uma das atribuições mais importantes da defesa agropecuária. O público-alvo são condutores de veículos transportadores de cargas e veículos em geral, incluindo ônibus”, observou o gestor, Daniel.
Na ação, foram abordados 90 veículos, e a todos, além da fiscalização, foi realizada educação sanitária com os condutores. As ações de fiscalização da Companhia são essenciais para a promoção da sanidade vegetal e animal. Garantir a saúde e a qualidade dos produtos que são ofertados à população catarinense é a missão da Cidasc.
Como o catarinense pode contribuir com o trabalho da Cidasc:
Os catarinenses que verificarem o trânsito irregular de bovinos e produtos agropecuários, inconformidades na produção de produtos de origem animal, criação e abate clandestino e, fraudes, devem sempre comunicar à Cidasc ou denunciar no telefone da Ouvidoria do Estado (0800-644 8500) ou no site www.ouvidoria.sc.gov.br/.
Galeria de Fotos
Fonte: Departamento Regional de Concórdia
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/