Foto: Departamento Regional de Campos Novos

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Campos Novos realizou, na última quinta-feira, 28, fiscalização de trânsito de produtos agropecuários no Posto Fiscal da Polícia Rodoviária Federal – PRF, BR 282/470.

Todo veículo transportador de animais, produtos e subprodutos de origem animal fica sujeito à fiscalização de trânsito realizada por funcionários da CIDASC, devidamente identificados, seja em barreiras fixas, móveis ou fiscalizações volantes. Ficam obrigatoriamente sujeitos à fiscalização os veículos transportadores de animais, produtos e subprodutos, mesmo quando vazios.

Os procedimentos de fiscalização compreendem a abordagem, análise da documentação da carga, verificação da carga e procedimentos adicionais.

De acordo com a médica veterinária e gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Campos Novos, Karen Sandrin Rossi, foram abordados vários veículos durante a ação de fiscalização, que foi realizada com 2 equipes de veterinários, abordando ambos os sentidos da rodovia com o apoio da PRF. “Precisamos proteger o nosso status sanitário. As barreiras promovem medidas de proteção sanitária no Estado. Através da fiscalização de veículos e cargas, a ação previne a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos de Santa Catarina. A participação dos médicos veterinários da Unidade Veterinária Local – UVL de Campos Novos, Araceli Zanandrea e Juli Martins Chadlvsk; da UVL de Zortéa, José Guidi Neto e do Departamento Regional de Campos Novos, Karen Sandrin Rossi, e o apoio da PRF fez toda a diferença na ação”, afirma a gestora de Defesa Agropecuária, Karen Sandrin Rossi.

Nesta ação, as equipes de médicos veterinários da Cidasc realizam abordagem de cargas que transitavam com animais, produtos de origem animal e vegetal, verificando as documentações obrigatórias e orientando os condutores a executar o trânsito legal dessas cargas.

É necessário que todos os produtos tenham a documentação sanitária adequada, que garanta a sua origem, pois esta é a comprovação de que o produto não é clandestino e tem rastreabilidade. Este é um direito do consumidor, pois o consumo de produtos clandestinos traz risco à saúde humana e a ocorrência de zoonoses.

Quando não há irregularidades a carga é liberada pelo médico veterinário. No caso de irregularidades, é feito o auto de infração, apreensão e destruição da carga.

Foto: Departamento Regional de Campos Novos

Ocorrências

Foram registradas no período da fiscalização a apreensão e posterior destruição de produtos de origem animal transportados em condições inadequadas de conservação e sem a documentação sanitária, em aterro sanitário.

O acondicionamento e o transporte de produtos de origem animal, são muito importantes para conservação do alimento. Os veículos destinados ao transporte de alimentos refrigerados ou congelados devem possuir instrumentos de controle que permitam verificar a umidade e a manutenção da temperatura adequada. Transportar alimentos em carrocerias de camionetes, sem refrigeração e embalagem correta, além da falta da documentação sanitária são um risco para a saúde pública, favorecendo a contaminação e podendo ocasionar doenças para população.

Os cidadãos catarinenses também podem contribuir com o trabalho da Cidasc fazendo denúncias relacionadas ao trânsito agropecuário irregular, no telefone da Ouvidoria do Estado (0800-644 8500) ou no site www.ouvidoria.sc.gov.br/

Fonte: Departamento Regional de Campos Novos