Com a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus em Santa Catarina, a educação domiciliar, passou a ser prática e é assunto de milhares de famílias catarinenses. Redes de ensino em todo o Estado suspenderam as aulas, deixando as crianças e adolescentes em casa por mais tempo.

O Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, desenvolvido na Escola Reunida Professora Maria Gasino Borba, em São João do Itaperiú, com alunos do 4º ano, precisou se reinventar em tempo quarentena. Com o objetivo principal de manter o vínculo com as crianças e continuar servindo de referência na Educação Sanitária para as famílias, a médica veterinária da Cidasc Simone Senger, com o apoio da professora Viviane Aparecida Vavassori Bonkowski, desenvolveu atividade a distância com base no tema “Saúde Animal”.

“Diante do desafio de ensinar a distância, a parceira Cidasc, escola, professor, tem se tornado fundamental para garantir que nossos alunos inseridos no Projeto continuem se desenvolvendo e aprimorando conhecimentos. A proposta desenvolvida com a professora Viviane foi elencar um dos capítulos relacionados à saúde animal, as crianças deveriam ler, desenhar o(s) animal(is) e, ao redor dele(s), escrever as medidas de prevenção de doenças. Este momento que estamos vivendo é uma boa oportunidade para vivenciar esta prática e se encantar com o que recebemos das nossas crianças”, explica Simone Senger, médica veterinária responsável pelo Projeto Sanitarista Junior em São João do Itaperiú.

Para a professora Viviane, a aula a distância garante a continuidade do processo de construção do conhecimento. “Fomos surpreendidas com a participação e o empenho das crianças na realização da atividade proposta pela médica veterinária Simone. Me sinto feliz por auxiliar os meus alunos neste momento tão difícil para eles e para mim. O sentimento de orgulho é diário, mesmo que a distância, eles estão realizando as atividades e conseguindo entender o conteúdo. Queremos dar continuidade nesse processo de levar conhecimento mesmo que a distância”, ressalta a mestre Viviane.

Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior é promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e desenvolvido em escolas municipais em todo o estado. As aulas envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.

Confira os registros da atividade proposta pelas profissionais: