Você sabia que Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de arroz?
Em Santa Catarina, o plantio por meio do sistema pré-germinado responde pelo segundo lugar na produção do grão irrigado, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura, o arroz está entre os cereais mais consumidos do mundo. O Brasil é o nono maior produtor mundial.
Dados do IBGE estimativa que para 2020 é de 10,4 milhões de toneladas, crescimento de 1,0% em relação a 2019,o rendimento médio deve crescer 3,2%, para 6.300 kg/ha, enquanto a área plantada deve apresentar declínio de 3,0%.
A produção está distribuída nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso,sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor brasileiro.
Em meio de exportações o arroz se tornou ainda um importante item da pauta de exportações de Santa Catarina, e um dos seus principais mercados para o arroz catarinense são: Venezuela, África do Sul e Trinidad e Tobago.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realiza o importante serviço de classificação vegetal do arroz. O serviço de classificação executado pela Divisão de Classificação Vegetal, tem por objetivo oferecer produtos nos padrões físicos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para os consumidores. A Companhia é o órgão oficial que realiza a classificação vegetal em todo estado de Santa Catarina. A atividade é uma prestação de serviço para produtores, beneficiadores e embaladores de produtos vegetais, tendo como principais produtos classificados: arroz, feijão, maçã e cebola.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom