A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc está empenhada em eliminar a brucelose dos rebanhos do estado de Santa Catarina e reduzir as perdas de produtividade no campo. Sendo assim, o vídeo traz orientações e cuidados que devem ser tomados com os rebanhos a fim de eliminar a doença no estado de Santa Catarina.

Os bovinos com brucelose são encaminhados para abate sanitário e o produtor que cumpre a legislação é indenizado pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal – Fundesa. Quanto mais rápido se encontrarem os animais positivos, menor é o prejuízo da propriedade e mais rápido é solucionado o problema.

Brucelose

A brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus e pode ocasionar aborto e queda na produção de leite. Ela ataca animais machos e fêmeas.

Muitos animais contraem a doença quando comem ou lambem restos de placentas no pasto, visto que, quando a vaca sofre o aborto, a Brucella pode permanecer viva por cerca de seis meses no solo e pastagem. A transmissão também pode acontecer durante a monta natural, ou na inseminação com material ou sêmen contaminado.

O ser humano pode contrair a brucelose, assim como os animais, quando entra em contato direto com os restos de aborto ou placenta. Além disso, o consumo de leite cru e derivados contaminados pela bactéria também podem acometer o homem.

Prevenção

Ações conjuntas e alguns cuidados básico podem, a longo prazo, auxiliar na erradicação da brucelose dos rebanhos catarinenses.

– É importante comprar apenas animais que tenham exame negativo para brucelose, ou de rebanhos lives da doença e com a Guia de Trânsito Animal – GTA.

– Utilizar touros de monta que tenham exame negativo para brucelose.

– Realizar a inseminação artificial somente com material de locais que garantam a segurança contra a doença.

– Fazer testes periódicos no rebanho, para conhecer a saúde dos animais.

– Lavar as mãos após manejar os animais.

– Sempre usar luvar para mexer nos fetos abortados e placentas com infecção.

– Queimar o feto abortado e a placenta, em seguida, desinfetar o local do aborto.

– Sempre ferver o leite antes de beber.

Para saber mais sobre a brucelose clique aqui