Alunos do 4º ano do Projeto Sanitarista Junior, da Escola Maria Gasino Borba, município de São João do Itaperiú, tiveram uma aula diferente no dia 07 de outubro. Eles foram a campo conhecer de perto o trabalho em uma propriedade rural em Barra Velha. O objetivo do projeto desenvolvido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc é promover mudanças de atitudes e comportamento frente aos problemas sanitários através da educação.
Durante a visita os alunos conheceram a propriedade do senhores Nilton e Gorete Vieira, e acompanharam as atividades de criação de ovinos. Os proprietários foram entrevistados pelas crianças, com perguntas voltadas para as doenças de notificação obrigatória, prevenção de doenças e a finalidade da produção da propriedade.
Para a médica veterinária do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Simone Senger, ter uma propriedade aberta à visitação das escolas é muito importante. “Ficamos felizes em poder levar os alunos para colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Desde o início do projeto em São João do Itaperiú, além de ter o apoio total da Secretaria Municipal de Educação, contamos também com produtores que apoiam o Sanitarista Junior, abrindo as portas da propriedade para que as crianças ampliem o conhecimento e possam ser no futuro produtores rurais conscientes”, destacou Simone.
As saídas de campo da Escola Maria Gasino Borba são sempre acompanhadas pela diretora da escola Josilene dos Santos Borba e pela professora da turma Viviane Aparecida Vavassori Bonkowski. Os alunos estavam empolgados e ansiosos para entrevistar os produtores rurais e conhecer um pouco mais sobre o trabalho na propriedade. O objetivo da entrevista era saber se os produtores estão fazendo o seu dever de casa, se cumprem as leis sanitárias e se sabem o que fazer em caso de identificar doenças nos animas e a quem comunicar.
De acordo com a médica veterinária Simone Senger, “em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores”, ressaltou.
Projeto Sanitarista Junior
O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.
O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Departamento Regional de Joinville
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom