Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Caçador ministrou, na última terça-feira, 18, uma aula sobre os aspectos legais e técnicos para a emissão do Receituário Agronômico aos alunos do curso de agronomia do campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, campus de Curitibanos.

A aula, conduzida pelos engenheiros agrônomos da Companhia, Fernando José Felix e João Altino de Almeida, faz parte do conteúdo trabalhado na disciplina optativa Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos. A atividade de educação sanitária promovida aos estudantes é realizada em concordância com o trabalho de orientação desenvolvido pela Cidasc.

No encontro, foi apresentado o objetivo do Receituário Agronômico – que é orientar o uso racional de agrotóxicos, e o diagnóstico como pré-requisito essencial para a prescrição da receita, ou seja,  os agrotóxicos somente chegarão às mãos dos usuários finais e somente serão utilizados se previamente assim for prescrito pelos profissionais legalmente habilitados. Ainda foi apresentado aos estudantes o sistema de emissão de receitas agronômicas, disponível aos profissionais dentro do sistema SIGEN+, da Companhia.

Saiba mais sobre o Receituário Agronômico

Durante a aula foram apresentados diversos casos de emissão de receitas, tanto as emitidas corretamente como as em desacordo. Possibilitando que os alunos visualizassem as situações que normalmente ocorrem, e como proceder de forma correta na elaboração deste instrumento de assistência técnica, com a finalidade de auxiliar na tomada de decisão pelos profissionais no momento de prescrever o uso de produtos agrotóxicos.  Os profissionais da Companhia também destacaram a importância de que esta prescrição seja realizada de forma profissional, ética e consciente.

Este tema vem sendo trabalhado semestralmente junto aos alunos da UFSC/Curitibanos com o objetivo de contribuir com a formação acadêmica dos futuros profissionais. Nos encontros é discutida a  necessidade de disciplinar o comércio e o uso indiscriminado de agrotóxicos, por meio dos dispositivos legais que regem a atividade, com foco no Decreto Estadual n 1331/2017, a experiência da Cidasc na fiscalização realizada das receitas agronômicas emitidas pelos profissionais da região; bem como processos administrativos relacionados a esta fiscalização.

Os alunos e os professores presentes participaram ativamente da discussão e sanaram suas dúvidas, demonstrando interesse no assunto trabalhado.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom