O Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, levou os alunos do 5º ano, da Escola Municipal Benemerito Felipe Carvalho Martins, localizada em Mafra, até a granja de terminação da integradora Master Agroindustrial. A visita possibilitou às crianças verificarem “in loco” as normas sanitárias e o manejo dos suínos, associando os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Os profissionais da Cidasc, Carolina Grasel Barbosa Hack, médica veterinária e a engenheira agrônoma, Francieli Marmentini Claudino Schuhli, foram os responsáveis por acompanhar os alunos até a indústria e orientá-los sobre a sanidade suídea. Por sua vez, o médico veterinário supervisor da Master, Ricardo Verdin, deu todo o suporte no encontro e esclareceu as dúvidas sobre o tema.

“O objetivo da visita técnica é demonstrar na prática o conhecimento que as crianças obtiveram, ligando assim a teoria com a prática, complementando e enriquecendo seus conhecimentos” destaca o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, Valdecir Munhoz.

Projeto Sanitarista Junior

O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Mafra.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom