O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Xanxerê promoveu, em parceria com a direção da Escola Básica José Maria, do município de Abelardo Luz, a primeira saída de campo, na última segunda-feira, 25, para os alunos do 6º ao 9º ano. A aula foi realizada na propriedade da Família Camicia, localizada no Assentamento José Maria.
Os médicos veterinários do Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê, Heitor De Sennes Pinto Sobrino e Clarice de Souza Muniz e Kadigia Pegoraro acompanharam os alunos à propriedade e após uma palestra com introdução aos alunos sobre identificação e trânsito de animais, demonstraram na prática como é realizada a identificação individual de bovinos em Santa Catarina, popularmente conhecida como brincagem.
Além disso, as crianças puderam aprender mais sobre o trabalho desenvolvido pela Companhia em todo Estado para a prevenção de zoonoses e de doenças de importância econômica nos rebanhos, ressaltando aos estudantes a importância da identificação individual dos bovinos como ferramenta para a manutenção do status de estado livre e sem vacinação contra a Febre Aftosa.
O projeto iniciou na escola Básica José Maria no dia 25 de março e, ao longo deste ano, contará com mais de 10 encontros com os médicos veterinários oficiais do Departamento Regional da Cidasc responsável pela localidade. Além de assuntos relacionados à defesa sanitária animal e vegetal, nas aulas também serão abordados temas relacionados a saúde pública e inspeção de produtos de origem animal.
O objetivo final é que as crianças, por meio das vivências do projeto, tornem-se multiplicadoras das ações de defesa, contando com a Cidasc como parceira na promoção da qualidade de vida no campo.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/