As importações chinesas de carne suína em 2019 devem dobrar em relação ao ano passado para 2 milhões de toneladas, disse um analista do Rabobank nesta quinta-feira (21), enquanto a peste suína africana atinge a produção no maior mercado de suínos do mundo.
A China registrou 113 surtos da doença contagiosa desde agosto do ano passado, apesar de agricultores e especialistas do setor dizerem que vários focos não foram contabilizados. A peste suína africana que não atinge os seres humanos, tem uma alta taxa de mortalidade em porcos e não possui vacina ou cura.
A produção de carne suína chinesa cairá em 20% em 2019, disse Oscar Tjakra, diretor de pesquisa sobre alimentos e agronegócio da Rabobank, em uma conferência no leste do país. A China normalmente responde por cerca da metade da produção mundial da proteína.
Isso significa que a produção local deste ano está entre 50 milhões e 51 milhões de toneladas, disse Tjakra à Reuters durante o evento, em queda ante os 54 milhões a 55 milhões de toneladas no ano passado.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em Pequim previu a produção de suínos em 51,4 milhões de toneladas este ano, uma queda de 5% em relação a 2018, com importações de 2 milhões de toneladas.
Fonte: O Presente Rural
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/