As aulas do Projeto Sanitarista Junior, da Escola de Ensino Básico Municipal Miguel Lazzarin, de Siederopolis, iniciaram com a visita de alunos e professores à sede do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma, onde os estudantes conheceram as estruturas do escritório regional, e receberam o primeiro contato com o projeto e assistiram a palestras ministradas por profissionais da Companhia. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

A médica veterinária e responsável regional do Projeto Sanitarista Junior, Geovanna Herman, foi a encarregada pelos encaminhamentos e acompanhamento dos alunos para a realização da visita. Na oportunidade, os alunos puderam aprender mais sobre o trabalho desenvolvido pela Cidasc em todo estado através da palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo e técnico agrícola, João Natalino Martins, que também falou sobre o trabalho referente à defesa sanitária vegetal. A médica veterinária, Carla Zock, por sua vez, falou sobre a importância a defesa sanitária animal. Dando fim a programação, foi oferecido um coffee break a todos os participantes. 

O gestor Regional, Eduardo Daminelli Pesenti, destacou a importância da participação dos alunos e escolas no projeto para o estado de Santa Catarina, enaltecendo o serviço de vigilância e fiscalização agropecuária estadual para o estado. “A participação dos alunos e de fundamental importância para a duplicação das informações que os estudantes receberão, para manter o status sanitário estadual frente a economia nacional que é destaque justamente pelo trabalho dos profissionais estaduais envolvidos em ações como este projeto”, conclui.

Em 2019, além da escola Miguel Lazarim, de Siderópolis, o projeto também será desenvolvido em Timbé do Sul, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Modesto. As aulas, nos municípios abrangidos pelo Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, irão atender mais de 100 alunos, de quatro turmas do quarto e quinto ano. Entre as atividades nas escolas estão previstos 12 encontros com a participação dos profissionais da Cidasc ministrando aulas sobre os diversos temas relativos à defesa sanitária agropecuária estadual, também a realização de visitas técnicas a campo, para conhecimento e acompanhamento prático das atividades aprendidas durante o projeto.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Projeto Sanitarista Junior

O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom