No dia 28 de fevereiro de 1979, o então governador do Estado de Santa Catarina, Antônio Carlos Konder Reis, sancionou a Lei nº 5.516, que no Capítulo I, caput V do Artigo 52, incluía o nome da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc como empresa pública. Hoje a Cidasc completa, orgulhosamente, 40 anos de existência em prol da defesa agropecuária catarinense.

A Cidasc nasceu com apenas quatro objetivos: fornecer, de forma complementar, insumos e bens de produção, prestar ações no sentido de amparar os mecanismos de abastecimento de produtos agrícola, executar serviços de classificação de produtos de origem vegetal e promover outras ações do interesse do desenvolvimento agrícola. E atualmente, pode destacar muitas conquistas que marcaram a sua trajetória, entre elas, dois certificados internacionais, concedidos pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, como Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação e de Zona Livre de Peste Suína Clássica – PSC. Status que possibilitaram aos produtos de origem animal catarinenses alcançarem os mercados mais exigentes do mundo em termos de sanidade animal.

Com o tempo também aumentaram as competências da Companhia, que passou a ser responsável por executar, entre outras coisas, os serviços de defesa sanitária animal e vegetal e assegurar a manutenção do serviço de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal Serviço de Inspeção Estadual – SIE;  promover, apoiar e executar os mecanismos de armazenagem, abastecimento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal, seus subprodutos, insumos e resíduos; promover e executar os serviços de fiscalização, padronização, certificação e classificação de produtos de origem vegetal, seus subprodutos, insumos e resíduos; estabelecer critérios para credenciamento, reconhecimento, extensão par anovas demandas tecnológicas e monitoramento de laboratórios.

Acompanhando o aumento das responsabilidades, a estrutura da Cidasc também cresceu, hoje com 1.500 colaboradores distribuídos por todo território catarinense atende 500 mil produtores rurais. É formada por um escritório central, situado em Florianópolis, conta com 19 Departamentos Regionais, duas unidades laboratoriais, um posto de classificação, um Terminal Graneleiro em São Francisco do Sul e 63 barreiras sanitárias fixas.

Cidasc, há 40 anos executando ações de sanidade animal e vegetal, preservando a saúde pública, promovendo o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.

Fone: (48) 36657037
www.facebook.com/cidasc.ascom/