Durante os dias 19 e 20 de fevereiro o Departamento Regional de Canoinhas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou, com o apoio da Polícia Militar, fiscalizações móveis no município de Porto União, com o objetivo de coibir o trânsito de animais sem documentações sanitárias, Guia de Trânsito Animal – GTA e também trânsito e entrada de produtos de origem animal não permitidos em Santa Catarina.

Foto: Suyan Vicente Yaedu, médica veterinária da Cidasc.

Participaram das ações os médicos veterinários, Claudio Machado Moreira, Suyan Vicente Yaedu, Fernando Roberto Leite Braga e o auxiliar agropecuário, Cid Batista de Castilho.

Na ocasião foram abordados vários veículos transportadores de animais, transportadores de produtos de origem animal e veículos com cargas sem interesse agropecuário.

Foram detectadas apenas pequenas irregularidades durante a execução dos trabalhos, sendo inutilizados 50kg de produtos de origem animal sem origem. A ação promovida pelos profissionais da Cidasc visa a fiscalizar o trânsito de animais e produtos de origem animal, que são importantes para a defesa agropecuária catarinense, verificando se as regras sanitárias para a movimentação de animais e produtos de origem animal estão sendo cumpridas de acordo com a legislação vigente.

Essas regras são estabelecidas com o propósito de impedir a introdução e a difusão de doenças em animais, além de garantir o correto transporte dos produtos. Essa é uma ferramenta adotada, junto com os postos fixos nas divisas de estado para garantir a saúde do rebanho e a manutenção do status sanitário diferenciado de Santa Catarina.

Fonte: Claudio Machado Moreira, médico veterinário da Cidasc.