Os 31 alunos do 4° e 5° ano e a professora Ana Dolsan do Centro Educacional Daniel Maschio, da rede municipal de ensino de Rio do Sul, participaram, no dia 23 de novembro, de uma saída de campo promovida pelo Projeto Sanitarista Junior, realizada no Instituto Federal Catarinense (IFC), na Serra Canoas, também em Rio do Sul.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul

Diversas atividades foram desenvolvidas durante todo o dia, o médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Fabricio Dias Costa, responsável em coordenar o projeto na escola, falou sobre prevenção de zoonoses, que são as doenças infectocontagiosas transmitidas dos animais ao homem, no caso brucelose e tuberculose, de grande importância de saúde pública, sendo o leite cru contaminado e seus derivados a principal fonte de disseminação. Além da identificação individual de  uma bovina que havia perdido o brinco do Sistema de Rastreabilidade Bovina (SRBOV-SC), fundamental para o controle da sanidade animal nos rebanhos bovinos e bubalinos, principalmente a Febre Aftosa.

Seguindo para o setor de Zootecnia III, do campus, onde o médico veterinário, Rafael Pereira Heckler e o técnico agrícola, Marco Vinícius da Silva Granez (IFC),  demonstraram a rotina diária de ordenha das vacas das raças Jersey e Holandesa, com foco na higiene. No período da tarde, foram apresentadas noções básicas de parasitologia, com a introdução sobre o ciclo de vida, e a forma de transmissão, entre os animais e ao ser humano, com visualização de vermes dos animais nos estágios de larva e adulto através de microscopia eletrônica, despertando a curiosidade dos futuros “Sanitaristas”.

Na oportunidade também aproveitaram para conhecer a Zootecnia II, onde existe a criação de suínos, que além do espanto de muitos alunos que não conheciam, puderam falar sobre as diversas fases de criação, nutrição, Peste Suína Clássica e Doença de Aujeszkyinspeção sanitária de produtos de origem animal.

O estado de Santa Catarina possui Certificação Internacional de Livre de Peste Suína Clássica, além de Certificação Internacional de Livre de Febre Aftosa sem vacinação.

O médico veterinário da Cidasc que acompanhou os alunos, Fabricio Dias Costa, ainda ressalta a importância das saídas de campo que o projeto promove “Muitos são os estudos referentes à importância da aula de campo para a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos educandos, ressaltando que através do contato com a natureza e os animais, desta maneira, ela passa a sentir que contribui e é responsável pela manutenção e equilíbrio do meio ambiente e dos animais inseridos no meio dele. Essa percepção natural trará muitos benefícios como a calma, a paciência, o respeito, a concentração, curiosidade, independência, preocupação com o bem estar animal e vegetal e muito mais” comenta.

Projeto Sanitarista Junior

Os encontros do Projeto, além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, o trabalho desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros. As aulas são ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

www.facebook.com/cidasc.ascom/