Após um ano de aprendizado, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Canoinhas entregou aos 30 alunos do sexto ano da Escola Básica Francisco Rocha, do município de Três Barras, o certificado do Projeto Sanitarista Junior e com ele a missão de passar adiante e botar em prática o conhecimento adquirido. O programa foi desenvolvido, na localidade de São João dos Cavalheiros, através da parceria entre a Cidasc e o Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte e o último encontro da turma com os profissionais da Cidasc neste ano aconteceu hoje, 23, pela manhã e contou com brincadeiras, lanche e brinde extra para a melhor redação.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas

Na oportunidade também foi planejado a continuidade do projeto para o ano letivo de 2019 na escola. A aula foi realizada pelas colaboradoras da Companhia, Maritza Martins Mansani, coordenadora regional do projeto, engenheira agrônoma e Carolina Pazda Dambroski, médica veterinária, e, também, pelas professoras Ana Cristina Seben Alves de Souza e Gizele Wozniak Correa.

A aluna que recebeu o brinde extra pela melhor redação, que respondia a pergunta “Você é um Sanitarista Junior?” foi Wictoria Baldin, confira um trecho “Sim, pois eu gosto de lidar com no quintal, regar, ajudar a mãe e depois de plantada, bem cuidada e bem grande a gente faz salada, etc. [..] Também gosto de tratar o cachorro, o porco, a galinha, os peixes, etc. O campo é o melhor lugar de se viver! [..] Foi bom aprender um pouco sobre o campo, sobre os animais e as doenças.”

Projeto Sanitarista Junior

As aulas do Projeto, além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

O projeto Sanitarista Junior está na sua quarta edição no Estado, contemplando mais de 90 escolas distribuídas em 42 municípios e mais de 7 mil alunos.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.