
Foto: Departamento Regional de São Miguel do Oeste
O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Miguel do Oeste realizou um treinamento sobre Sigen+. O curso ocorreu no campus do Instituto Federal de Santa Catarina – Ifsc e contou com a presença de 10 inspetores de empresas credenciadas e conveniadas. O evento foi ministrado pelo coordenador regional do Serviço de Inspeção Estadual, Alexandre Schwengber que falou sobre o Registro de Abate e Condenação de Carcaças no Sigen+.
O Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+ é um sistema informatizado desenvolvido para melhorar e facilitar o acesso do produtor aos serviços da Companhia.
Procedimentos permitidos e de responsabilidade do PRODUTOR possíveis de realização em casa e/ou em qualquer computador com acesso à internet:
1 – Solicitação de senha para acesso ao Sigen+ através do site da Cidasc, que será enviada para o celular informado no momento do cadastro.
Link site Sigen+ (CIDASC): www.sigen.cidasc.sc.gov.br
Link site da CIDASC: www.cidasc.sc.gov.br
2 – Solicitação de emissão de GTA
3 – Impressão da GTA
4 – Registro de entrada de animais (confirmação de recebimento)
5 – Atualização de saldo (Morte)
6 – Impressão do Inventário dos seus rebanhos (UEPs)
7 – Preenchimento da ficha de cadastro de granja de suínos, na tela propriedade
8 – Abrir chamados para problemas relacionados ao uso do sistema através da tela e-relacionamento;
9 – Solicitar alterações do seu cadastro de pessoa através da tela de e-relacionamento do Sigen+;
10 – Realizar a troca da senha de acesso ao Sigen+, sempre que julgar conveniente.
Importante
Não sendo possível realizar os procedimentos acima descritos, o produtor poderá buscar escritórios de apoio. Em caso de não haver escritórios de apoio no município, o produtor poderá se dirigir a algum outro escritório de Apoio mais próximo, ou ao escritório da Cidasc, o qual terá um horário específico de atendimento ao público. OBS. Entende-se por escritórios de apoio: Icasa; prefeituras, sindicatos e outras instituições que possam vir a prestar estes tipos de serviços.
Serviço de Inspeção Estadual – SIE
O Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atendem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.
As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.
- Foto: Departamento Regional de São Miguel do Oeste
- Foto: Departamento Regional de São Miguel do Oeste
Fonte: Alexandre Schwengber
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom