O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e de defesa sanitária animal do Departamento Regional da Cidasc de Joinville reuniram na última quinta-feira 28, os médicos veterinários habilitados credenciados e conveniados que atuam nos estabelecimentos que estão sob inspeção estadual para uma reunião sobre assuntos relacionados às instruções de serviço conjuntas do serviço de inspeção e defesa sanitária referente aos programas de sanidade suídea, rastreabilidade bovina e bubalina,  controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose bovina e vigilância para encefalopatias transmissíveis.

Além dos médicos veterinários responsáveis pelo serviço de inspeção Andrea de Queiroz Brundo, Luísa Richter e Zeno Gilsomar Ruths, a reunião contou com a participação do responsável regional pela defesa sanitária animal Oscar Olivio de Faria Junior.

Na oportunidade também foi dado início à capacitação dos inspetores no processo de Registro de Abate e Condenações informatizado utilizando o sistema SIGEN+ da Cidasc. Para isto, o cadastro dos médicos veterinários contendo os dados pessoais e profissionais será vinculado aos respectivos estabelecimentos de atuação por meio da Solicitação de Habilitação de Inspetor, garantindo, desta forma, a confiabilidade dos dados inseridos.

Esta ferramenta de informatização na inspeção de produtos de origem animal é considerada fundamental para o aprimoramento na rastreabilidade da cadeia produtiva, bem como na obtenção de registros apurados e de forma ágil, contribuindo para  fortalecer ainda mais a atividade  da inspeção e do agronegócio.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

www.facebook.com/cidasc.ascom/