O Porto de Imbituba concluiu esta semana a segunda operação de exportação de bois vivos para a Turquia realizada em 2018. Na terça-feira (12), 4.400 animais embarcaram no Gelbray Express, navio com estrutura especializada para o transporte de gado. Os responsáveis pela parte de emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA e conferência de documentação para que o embarque fosse possível, foram os auxiliares agropecuários, Luís Francisco de Carvalho e Jabes Renalto de Oliveira.

Foto: Cristina Perito Cardoso

A operação teve início por volta das 9h da manhã e terminou às 20h15. A Agência Marítima Imbituba gerenciou o embarque e a Fertisanta foi a empresa responsável pela operação.
A República da Turquia, país euro-asiático, é hoje a maior importadora de bois em pé do Brasil. Ao todo, aproximadamente 15 mil cabeças de gado devem ser exportadas pelo Porto de Imbituba este ano.

Em abril deste ano, o Porto de Imbituba já havia realizado o embarque de 4.341 bois, também para a Turquia. A operação durou aproximadamente 11 horas e foi um sucesso. Naquela operação, o mesmo navio Gelbray Express partiu de Imbituba rumo ao porto de Bandirma, localizado na região noroeste do país euro-asiático.

A embarcação navega com bandeira de Singapura e tem sua estrutura especializada no transporte de gado.

A Turquia é hoje a maior importadora de bois em pé do Brasil. A preferência pela compra de gado vivo é recorrente em países onde há população muçulmana, pois possuem uma técnica especial de abate.

Fonte: Portal A Hora 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom