A Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, apresentou em Palmitos, na última segunda-feira, 11, as normas de classificação, embalagens e boas práticas em pós-colheita de Frutas Verduras e Legumes – FVL. Como parte do projeto executado pela Fecoagro e Epagri que visa desenvolver produtores de hortifrutigranjeiros, que ajam de acordo com as normas existentes, para suprir a necessidade destes produtos pelos mercados das Cooperativas afiliadas a Fecoagro.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

Ministrada pelo classificador Ezequiel Pelentir, do Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos, a palestra contou com 30 participantes, entre eles, extensionistas da Epagri, compradores da Fecoagro e produtores rurais que tem vínculo de produção com entrega de produtos FLV para fornecimento aos mercadistas locais. Com o objetivo de atender os anseios dos consumidores que podem encontrar produtos com classificação, melhor apresentação nas gôndolas, embalagens adequadas e que atenda a legislação pertinente de rotulagem.

A Cidasc, que também contou com a presença dos classificadores Cláudio Antônio Ranzi, Edgar Meneghetti e Herno Márcio Godel, contribuiu apresentando as normas de classificação, Padrão Oficial de Classificação dos produtos vegetais padronizados contemplados no projeto, demonstrando as suas vantagens, interpretação e aplicação obrigatória na comercialização, além de apresentar o padrão de adesão voluntária para os produtos não padronizados. Também foi comentado sobre as novas normas de classificação dos produtos vegetais, Padrão Mínimo de Qualidade, que será aplicada a todos os produtos que não têm padrão oficial de classificação atualmente.

O projeto visa garantir que os produtos de excelente qualidade, produzidos aqui, cheguem em ótimas condições as gôndolas dos supermercados, fazendo com que os consumidores comprem a segunda, terceira vez, ou seja, se tornem fiéis consumidores, além de ir ao encontro da campanha “Compre de SC” (programa do Governo de Santa Catarina para que consumamos mais os produtos produzidos em Santa Catarina). Se tornando melhores apresentados nos supermercados, classificados (apresentar com tamanho uniforme, quase sem defeitos, que prejudicam a aparência e até a utilização dos vegetais), consequentemente estarão mais frescos todos os dias. Por isto, com a identificação, o consumidor saberá a origem, quem produziu, podendo escolher produtos de diferentes padrões e ficará fiel a marca do FLV.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos