Alunos da Escola Roberto Machado da rede municipal de ensino de Rio do Sul, participaram na última terça-feira, 28, de dia de campo no Projeto Sanitarista Junior, que aconteceu no Campus do Instituto Federal Catarinense – IF, e tiveram a oportunidade de vislumbrar e consolidar os conhecimentos trabalhados em sala de aula durante o ano através de palestras.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul

Diversas atividades foram desenvolvidas durante todo o dia, iniciando com a apresentação sobre o IFC Rio do Sul situado em Serra Canoas. Em seguida, os 49 alunos e 5 professores da escola, dirigiram-se para o setor de Zootecnia III, onde o médico veterinário Rafael Pereira Heckler e o técnico agrícola Marco Vinícius da Silva Granez, ambos do Instituto,  demonstraram a rotina diária de ordenha das vacas das raças Jersey e Holandesa, com foco na higiene do animal.

O médico veterinário Fabricio Dias Costa da Companhia Integrada de Desenolvimento Agrícola – Cidasc, responsável em coordenar o projeto na escola, explanou sobre prevenção de zoonoses, que são as doenças infectocontagiosas transmitidas dos animais ao homem, no caso brucelose e tuberculose, de grande importância de saúde pública, sendo o leite cru contaminado e seus derivados a principal fonte de disseminação dessas doenças, além da identificação individual de uma bovina que havia perdido o brinco do Sistema de Rastreabilidade Bovina – SRBOV-SC, fundamental para o controle da sanidade animal nos rebanhos bovinos e bubalinos, principalmente a Febre Aftosa.

Após o almoço, noções básicas de parasitologia, com a introdução sobre o ciclo de vida, e a forma de transmissão, entre os animais e ao ser humano, com visualização de vermes dos animais nos estágios de larva e adulto através de microscopia eletrônica, despertando a curiosidade dos futuros Sanitaristas.

Além da programação, os alunos conseguiram acesso à Zootecnia II, onde existe a criação de suínos, que além do espanto de muitos dos alunos que não conheciam, criou-se também a oportunidade de falar sobre as diversas fases de criação, nutrição, Peste Suína Clássica e Doença de Aujeszky e, inspeção sanitária de produtos de origem animal.

O estado de Santa Catarina possui Certificação Internacional de Livre de Peste Suína Clássica, além de Certificação Internacional de Livre de Febre Aftosa sem vacinação.

Fonte: Fabricio Dias Costa

Galeria de Imagens