No último sábado, 25, aconteceu o 2º Seminário de Agroecologia da Serra Catarinense, no município de Lages. O evento foi organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Lages em parceria com o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Lages.

Foto: Roberta Vieira

O evento contou com o engenheiro agrônomo Me. Diego Medeiros Gindri, da Cidasc, que ministrou palestra com o tema “Rastreabilidade e identificação de origem de produtos hortifrutigranjeiros”, no qual aproveitou para falar também sobre a tecnologia e-Origem. Além deste, o Seminário contou com outras palestras, sendo elas: “Impactos da exposição a agrotóxicos sobre a saúde humana e animal”, apresentado pela professora Dra. Ariane Zamoner da Universidade Federal de Santa Catarina e “Tecnologias aplicadas à agroecologia para a diminuição do uso de agrotóxicos” apresentado pelo professor Dr João Paulo Pereira Paes do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas.

O evento contou com a presença de 151 participantes, profissionais de diferentes segmentos da cadeia de produção de alimentos, inclusive produtores de alimentos orgânicos.

Programa e-Origem

Confira o funcionamento do método desenvolvido pela Cidasc para rastrear a produção de horti-fruti no Estado, em quatro passos:

1 – O agricultor se cadastra na plataforma e-Origem, da Cidasc, e fornece informações sobre as culturas, métodos de produção e localidade, por exemplo;

2 – A Cidasc gera um QR code para esse agricultor;

3 – O código deverá ser impresso e colado na embalagem de cada item;

4 – Em feiras e supermercados, os consumidores podem escanear o código e obter as informações, bem como visualizar imagens da localidade onde é produzido o alimento.

Fonte: Roberta Vieira