Na última quarta-feira, 22, a Escola Básica Francisco Rocha, do município de Três Barras, localizado no Departamento Regional de Canoinhas, recebeu a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc para a realização do Projeto Sanitarista Junior. E desta vez, o Projeto contemplou os alunos com uma aula sobre sanidade apícola.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas

Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri, a médica veterinária da Cidasc, Thaisa Magalhães Teles, junto com o engenheiro agrônomo da Epagri, Juliano de Oliveira, levaram o Projeto a 23 alunos do 6º ano da escola.

Os assuntos abordados foram a apicultura e a sanidade das abelhas. Foram apresentadas aos alunos colmeias, quadros e favos, equipamentos de proteção individual – EPIs e demais equipamentos utilizados na criação de abelhas. Os alunos ficaram familiarizados com a estrutura e organização da colmeia, a produção e extração do mel e outros produtos derivados da atividade apicultural. Descobriram, também, que existem doenças que podem prejudicar os apiários e meliponários e, principalmente, aprenderam sobre a importância das abelhas na polinização.

A educação sanitária objetiva promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários, estimulando a população a adquirir hábitos que promovam a saúde e evitem as doenças.

Projeto Sanitarista Junior

Este projeto tem por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Educação Sanitária Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida. Além de, estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.

Entre os meses de janeiro a setembro de 2017, foram realizadas 423 atividades educacionais, contando com 6309 participantes de 68 escolas cadastradas no Projeto.

Galeria de Imagens

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas