A médica veterinária e responsável pelo Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Karina Diniz Baumgarten, ministrará nesta quarta-feira, 8, palestra sobre a “Situação atual da brucelose e tuberculose bovina e perspectivas para avanços no status sanitário”. A palestra faz parte da programação do segundo dia do VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, que será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

Foto: Divulgação

Formada em medicina veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc Lages, Karina é especialista em Controle de Qualidade de Alimentos pela Universidade do Contestado – UnC de Concórdia e em Defesa Sanitária Animal pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, MG. A médica veterinária também é mestre em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia –  FMVZ da Universidade de São Paulo – USP, com estágio semestral no laboratório de epidemiologia na Texas A&M University.

A Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal, busca erradicar a brucelose dos rebanhos catarinenses. Nosso estado possui a menor incidência de brucelose bovina do país. Com apenas 0,9% dos rebanhos infectados, segundo dados de 2016, Santa Catarina é classificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa como de “Risco Muito Baixo”. Além disso, a Companhia está empenhada em eliminar a tuberculose dos rebanhos do estado de Santa Catarina e reduzir as perdas de produtividade no campo.

Os bovinos com brucelose e tuberculose são encaminhados para abate sanitário e o produtor que cumpre a legislação é indenizado pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal – Fundesa. Quanto mais rápido se encontrarem os animais positivos, menor é o prejuízo da propriedade e mais rápido é solucionado o problema.

Simpósio

O VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite visa discutir produção, qualidade e mercado de uma das cadeias produtivas que mais tem crescido nos últimos tempos e vem garantindo a sustentabilidade de pequenas e médias propriedades rurais. Temas como gestão de pessoas e da granja, melhoramento genético, qualidade do leite, nutrição, sanidade e manejo dos rebanhos leiteiros serão amplamente discutidos pelos mais renomados palestrantes do Brasil e exterior.

Organizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas – Nucleovet, o SBSBL é voltado para profissionais técnicos como médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos das indústrias e cooperativas da Região Sul.

Para conferir a programação completa do Simpósio, clique aqui.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom