Na última quinta-feira, 19, os alunos do nono ano da escola Jerônimo Francisco Coelho Pacheco, integrantes do Projeto Sanitarista Junior, tiveram a oportunidade de participar de um circuito de estudos que incluiu três propriedades rurais no município de Campo Alegre, localizado no Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Mafra. A intenção do Circuito foi mostrar para os jovens as diferentes atividades possíveis de serem desenvolvidas no município.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

A primeira propriedade visitada foi a da Sra Divanilda e sua filha Scheila, que trabalham com Bovinos de Leite. Os alunos visitaram a sala de ordenha e receberam orientações da Médica Veterinária da Cidasc, Arquidelques C. Alves, sobre o manejo, os cuidados com a sanidade, higiene, alimentação, bem estar dos animais. Pensando em agregar valor ao produto existente na propriedade, a jovem Scheila aproveitou a oportunidade do SC Rural e apresentou um projeto de construção de uma queijaria, seu projeto foi contemplado com recurso financeiro a fundo perdido, possibilitando a construção da queijaria. os queijos produzidos são vendidos no local.

Em seguida, os alunos foram levados até uma propriedade de orgânicos. Lá, foram recebidos pelos proprietário Altierries e Joanira. A Engenheira Agrônoma da Cidasc, Fancieli M. C. Schühli, explanou sobre o sistema de produção, irrigação, tratos culturais, colheita e cuidados essenciais para obter um produto de qualidade, também, comentou sobre os programas de monitoramento de resíduos de agrotóxicos e do programa e-origem que permite aos consumidores, por meio da leitura digital de uma etiqueta, saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em Santa Catarina. No final da visita os alunos puderam saborear os morangos produzidos.

E por último, os alunos conheceram a Cabanha Campo Alegra de Ovinos, onde se trabalha com a produção de animais de alto valor genético da raça Suffolk. Nesta propriedade os alunos puderam visitar o aprisco e as instalações. Na ocasião, a Médica Veterinária, Arquidelques, explanou sobre o manejo, alimentação, hábitos e caraterísticas dos ovinos, observando aspectos do bem estar animal, e relatou como esta situação da cadeia de produção de ovinos na cidade de Campo Alegre. No final da visita os alunos saborearam um lanche com produtos originários do município (iogurtes, embutidos, pães e queijos).

Sobre o Projeto

O Projeto Sanitarista Junior está sendo desenvolvido em escolas de todo o estado com o propósito de apresentar as ações de Defesa Agropecuária executadas pela Cidasc. Por meio da educação, ele promove mudanças de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários agropecuários desde a escola, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente. Além disso, contribui para a manutenção do status sanitário diferenciado de Santa Catarina.

Fonte: Francieli M. C. Schühli e Arquidelques C. Alves

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra