A partir de outubro os estabelecimentos agropecuários do município de Araranguá, deverão receber os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para um levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e agrícola.

Foto: Cristina Perito Cardoso

Os detalhes deste trabalho, que deverá durar entre outubro deste ano e fevereiro de 2018, foram apresentados numa reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira, 08, no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae. Participaram da reunião o Prefeito Municipal, Mariano Mazzuco, o Presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, vereador Jacinto Dassoler, o Diretor do Samae, José Hilson Sasso, Secretário de Obras, Luiz Celso Frigo, e alguns servidores da pasta.

Também participaram representantes dos outros dois municípios que contemplam a região, Maracajá e Balneário Arroio do Silva, além de técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri e da Polícia Militar. “É muito importante sabermos os detalhes deste trabalho para no futuro encaminharmos projetos que contemplem nossos produtores da melhor maneira possível”, comentou o Presidente Daniel.

Os dados coletados simultaneamente neste período nas três cidades, têm por objetivo detalhar o total de estabelecimentos e o que produzem, registrando ainda, informações sobre a utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, uso de terras e agrotóxicos, e outras informações do setor.

O Censo Agropecuário 2017 vai servir de suporte para o cadastro de estabelecimentos agropecuários no Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias – SNPA, que permitirá ter dados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação de flora e fauna, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.

Apoio do município será fundamental para o Censo

Durante a reunião, o Coordenador do Censo Agro 2017, Sandriani Naspolini de Oliveira, pediu o apoio das autoridades para disponibilizar espaços adequados e de livre acesso para os recenseadores se reunirem com internet e computadores. No caso de Araranguá, como o IBGE possui sede, foi solicitado um espaço para que o treinamento dos agentes que atuarão nos três municípios seja realizado. “Vamos solicitar que estes treinamentos aconteçam aqui no auditório do Samae. Ao todo são 8 agentes que dividiremos nos três municípios e até outubro estarão preparados para iniciar a pesquisa”, detalhou o coordenador. Pelos últimos dados do Censo Agro, Araranguá tem 1066 estabelecimentos agropecuários e 45 setores diferentes de produção. “Precisamos destes dados atualizados e daremos todo o apoio necessário para que o IBGE realize o trabalho no prazo”, garantiu o Prefeito.

Fonte: Morgana Daniel/ Revista W3

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom