As coordenadoras estaduais do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose – PNCEBT, Débora Reis Trindade de Andrade e Karina Diniz Baumgarten, estiveram no Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Chapecó para realização do grupo de trabalho de atividades relacionadas ao Programa. A ação, que ocorreu entre os dias 26 e 27 de julho, contou com a participação de profissionais das Unidades Veterinárias Locais – UVL do Departamento Regional.

Foto: Edgar Meneghetti

Além das coordenadoras, o grupo de trabalho foi composto pelos médicos veterinários Fabiana Pessin (UVL de Coronel Freitas), Ivan Ulsenheimer (UVL de Pinhalzinho) e Luciane Surdi (responsável pela Defesa Sanitária Animal no Departamento Regional de Chapecó). O encontro oportunizou a padronização das ações referentes às atividades de fiscalização relacionadas ao PNCEBT.

Para as coordenadoras, a troca de experiências entre os profissionais da coordenação e do campo é fundamental para que as ações padronizadas sejam exequíveis a campo e atendam às normativas estaduais e federais, visando a erradicação da brucelose e tuberculose no estado. Na ocasião, foram discutidos temas como fiscalização de médicos veterinários habilitados, certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose, atuação da Cidasc nas suspeitas e detecção de focos de brucelose e tuberculose, entre outros.

Por fim, as coordenadoras estaduais aproveitaram a oportunidade para agradecer a participação ativa dos colegas e colaboradores do Departamento Regional da Companhia em Chapecó pela receptividade e disponibilidade para realização da atividade. Novos encontros do grupo de trabalho, com participação de outros profissionais da Cidasc, estão previstos para os próximos meses.

Fonte: Débora Andrade e Karina Baumgarten – Cidasc.