Nesta quinta-feira, 27, em Abelardo Luz, foi assinado a Portaria que cria o Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja e estabelece o vazio sanitário de 90 dias – no período de 15 de junho a 14 de setembro de cada ano, para o cultivo de áreas de soja.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

Considerando a Portaria, fica proibida a semeadura de soja no período de 11 de fevereiro a 14 de setembro de cada ano em Santa Catarina. A medida visa a não propagação da Ferrugem Asiática na cultura.

Vazio sanitário de soja é o período no qual é proibido cultivar soja ou implantar lavoura de soja bem como manter ou permitir a presença de plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. O cultivo de soja durante o período do vazio sanitário será permitido para fins de pesquisa científica desde que em ambiente controlado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, o Deputado Federal Valdir Colatto, o Deputado Estadual Marcos Vieira e o Gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Xanxerê, Volmir Frandoloso.

Fonte: Volmir Frandoloso.

Galeria de imagens: