Autoridades reuniram-se ontem, 4, em Lauro Müller, para tratar sobre os casos de Brucelose e Tuberculose que estão acometendo o rebanho de bovinos do município, assim como alguns casos já identificados em humanos. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participou do encontro.

Foto: Kátia Antunes

A reunião contou com a participação do Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Damineli Pesenti; o Gestor Regional da Epagri em Criciúma, Fernando Preve; a Gerente de Políticas Econômicas Rurais e Urbanas, da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Criciúma, Santina Izé Rosa; o Prefeito Municipal de Lauro Müller, Valdir Fontanella; o Vice-Prefeito Pedro Barp; o Secretário da Agricultura do Município, Acione Izidoro Andrade; a Secretária de Saúde do Município, Carla Zabotti Dias; representantes da Vigilância Sanitária Municipal e vereadores.

Agricultures devem ter o máximo de cuidado com a Brucelose e Tuberculose, visto que essas zoonoses, além de contaminar os animais, podem infectar os humanos. De acordo com o Gestor da Cidasc, foram detectados três casos positivos de Brucelose em humanos e cinco em propriedades com bovinos infectados, totalizando 24 animais com Brucelose e um com Tuberculose. “Um índice alto de animais infectados, deixando um grande alerta sobre a situação sanitária do rebanho daquele município”, afirmou Eduardo.

Foto: Kátia Antunes

Na reunião, foram traçadas algumas ações que deverão ser realizadas pelas entidades participantes. “Uma das ações é orientar com mais ênfase os produtores rurais e pecuaristas sobre a obrigatoriedade da realização de exames de Brucelose e Tuberculose para animais destinados a produção de leite e reprodução”, declarou Damineli.

O encontro também oportunizou a formação de uma comissão, que irá tratar junto aos órgãos competentes do Estado, uma forma de angariar recursos para sanear o rebanho infectado, não deixando que torne-se uma epidemia e venha a infectar mais pessoas.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma e ADR de Criciúma.