O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma realizou nesta sexta-feira, 23, fiscalização em uma cabanha de ovinos no município de Cocal do Sul. A fiscalização objetivou a finalização do período de quarentena de uma casal de ovelhas da raça Dorper, provenientes do estado de São Paulo.
Após o período de quarentena em seu estado de origem, os animais ingressaram em Santa Catarina no dia 9 de junho, através da Barreira Sanitária da Cidasc de Garuva, onde foi analisada a documentação e realizada inspeção dos ovinos. O casal de ovinos foi adquirido da cabanha Dorper Campo Verde, da cidade de Jarinu, pelo proprietário da Cabanha Rio Galo, Ezequiel Sartor.
O rigoroso controle de trânsito ocorre devido Santa Catarina ser reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE como zona livre de febre aftosa sem vacinação, ao contrário dos demais estados, onde a vacinação para a doença é obrigatória em bovinos e bubalinos. Embora não seja utilizada vacinação nesta espécie, os ovinos também são suscetíveis à febre aftosa, por isso, a obrigatoriedade de se realizar isolamento dos animais e da propriedade, por um período mínimo de 14 dias, após a entrada de animais provenientes de outros estados.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom