O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Miguel do Oeste realizou uma reunião com representantes de nove agroindústrias de Itapiranga. O encontro, que ocorreu nesta terça-feira, 13, no auditório da Prefeitura Municipal, tratou de esclarecer as dúvidas das empresas sobre o Serviço de Inspeção Estadual – SIE.
De acordo com o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta, as indústrias procuraram a Companhia com a intensão de ingressar no sistema estadual de inspeção. “O modelo de inspeção catarinense é modelo para os demais Estados, por isso os municípios estão interessados em ingressar no SIE”, declarou.
Atualmente, as agroindústrias estão registradas no Serviço de Inspeção Municipal – SIM. As empresas interessadas contemplam diferentes mercados, como por exemplo: laticínios, carnes e ovos.
A reunião foi coordenada pelo Gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos Origem Animal da Cidasc, Sergio Silva Borges. Também participaram do debate o Prefeito Municipal Jorge Welter, o Secretário de Agricultura do Município, Herwald Trebien, o Gestor da Cidasc Claudio Trombetta, o médico veterinário da Companhia Milton Kasper e os médicos veterinários Altair Saldanha e Valdair Neto.
“O resultado dessa ação é muito positiva, pois o modelo do Serviço de Inspeção Estadual garante a qualidade na produção, agrega valor aos produtos catarinenses e disponibiliza no mercado alimentos mais seguros”, avaliou Trombetta.
Inspeção de Produtos de Origem Animal
O Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc inspeciona produtos de origem animal e atua na fiscalização dos estabelecimentos das áreas de carne, leite, pescado, mel, ovos e demais derivados. O serviço prestado é inovador, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, além disso é realizado por técnicos capacitados que contemplam até as agroindústrias familiares.
Os profissionais da Cidasc verificam todo o processo produtivo, da obtenção de matérias-primas ao produto pronto para comercializar, assim fica garantida a segurança dos alimentos oferecidos à população. O Departamento ainda atua no combate as fraudes e na apuração de denúncias de consumidores quando relacionadas à produtos de origem animal. Para mais informações, clique aqui.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom