A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp, em parceria com o Instituto Ensino e Qualificação DiDatus, realizou na última semana, entre os dias 22 e 26 de maio, o curso de capacitação de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Encerramento do curso de capacitação de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Foto: DEINP

Ao todo, cinco empresas registradas no Sistema de Inspeção Estadual – SIE receberam os inspetores para a capacitação. Os treinamentos foram ministrados pelo médico veterinário Marcelo Nalin. As exposições ocorreram nos estabelecimentos: Fort Mares Indústria e Comércio de Pescados, em Navegantes; Frigorífico Broering, em Santo Amaro da Imperatriz; Embutidos Calemba, Santo Amaro da Imperatriz; Frigorífico Morgan, Palhoça; Papemborg Laticínio Holandês, em Biguaçu.

Durante esses cinco dias, diversos médicos veterinários trocaram experiências e compartilharam conhecimentos enriquecedores, que fortalecerão as práticas desenvolvidas nas indústrias. A cerimônia de encerramento do curso foi realizada no Auditório do Escritório Central da Cidasc, em Florianópolis. O evento contou com a presença do presidente da Companhia, Enori Barbieri, do diretor de Comercialização, Américo do Nascimento Junior, e o médico veterinário da Cidasc Fabiano Carminatti Zago representando o gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Serviço de Inspeção da Cidasc executa serviços de inspeção de produtos de origem animal, com a finalidade de permitir a comercialização dos produtos entre municípios e garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores. O serviço de inspeção é inovador, feito por técnicos capacitados e chega até as agroindústrias familiares, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O Departamento de Inspeção atua ainda no combate a fraudes e na apuração de denúncias de consumidores quando relacionadas à produtos de origem animal.

Em 2016, o modelo diferenciado de inspeção catarinense continuou em destaque. São aproximadamente 465 profissionais, vinculados a dez empresas credenciadas, habilitados a prestar o serviço em todo o estado, com 35 médicos veterinários da Cidasc atuando na fiscalização da inspeção. Ao longo do ano, as ações do serviço de inspeção apresentaram números significativos, como as 1113 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual – SIE, 23 estabelecimentos cadastrados no Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBI/POA, mais de 200 ações de combate à clandestinidade e mais de 500 ações de combate a fraudes junto a outras entidades de controle, somando mais de mil análises por meio dos sistemas de controle de qualidade dos processos de fabricação e produtos fabricados.

Fonte: Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Galeria de imagens: 

Foto: DEINP

Médicos veterinários do Frigorífico Morgana. Foto: DEINP

Curso ministrado no Embutidos Calemba. Foto: DEINP

Médicos veterinários no curso realizado no Embutidos Calemba. Foto: DEINP

Curso realizado no Fort Mares. Foto: DEINP

Médicos veterinários no Frigorífico Broering. Foto: DEINP

Curso realizado no Frigorífico Broering. Foto: DEINP

Curso realizado no Lacticínio Holandês. Foto: DEINP