Para facilitar o acesso dos produtores às informações sobre doenças do milho conhecidas como enfezamentos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa disponibiliza um site que reúne diversas explicações sobre essas doenças. Há dois tipos: enfezamento-pálido e enfezamento- vermelho. Ambos são causados por microrganismos transmitidos pela cigarrinha, que também pode ser vetor do vírus que causa a doença denominada risca.

Foto: Fabiano Bastos

Essas doenças têm provocado danos em lavouras e preocupam produtores de diversas regiões do país. Elas são causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes, transmitidos pela cigarrinha Dalbulus maidis e comprometem seriamente a produção de grãos.

A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Elizabeth Sabato explica que atualmente o agricultor não dispõe de uma alternativa isolada altamente eficiente para controle dos enfezamentos. “Assim, é essencial conhecer o ciclo dessas doenças para ajustar, em situações específicas de cultivo do milho, aplicação simultânea de práticas para escapar, controlar, ou minimizar danos por enfezamentos.”

Na página, é possível entender como ocorre a infecção do milho por molicutes, já que nem todas as cigarrinhas são transmissoras. O site traz explicações para que o produtor possa identificar as doenças e orientações de manejo dos enfezamentos.

A fim de tornar mais fácil o esclarecimento de possíveis dúvidas, há uma seção de perguntas e respostas. Também estão disponíveis vídeos explicativos que apresentam o ciclo da doença e medidas para evitar ou reduzir a incidência dos enfezamentos. Além disso, podem ser acessadas publicações com diferentes graus de aprofundamento no tema: livro, artigos técnicos e cartilha.

Para ter acesso as informações, clique aqui.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Embrapa Milho e Sorgo
Telefone: (31) 3027-1272
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom