Imagem ilustrativa. Foto: Jamil Correia da Silva Junior

Uma comitiva com técnicos da União Europeia desembarcaram ontem, 2,  em Santa Catarina para inspecionar frigoríficos que exportam para o bloco econômico, conforme a Superintendência Federal de Agricultura no estado. A visita é um procedimento de rotina e, de acordo com o órgão, não é relacionada à Operação Carne Fraca, mas essa é a primeira auditoria da União Europeia após a operação, conforme o Sindicarne.

Segundo a superintendência, a vistoria será feita em dois ou três frigoríficos no Oeste catarinense. “Eles vêm para ver ser aquilo que nos comprometemos a fazer está sendo cumprido. Tem uma lista [de estabelecimentos], mas há a possibilidade de eles mudarem o roteiro, por uma série de fatores, como tempo, demora na visita, distância, se chover”, informou um representante do órgão.

Dois auditores e dois interpretes chegam em Florianópolis na noite desta terça, vindos de Brasília. Após uma reunião em Florianópolis na manhã de hoje, 3, eles partem para Concórdia, onde devem chegar durante a tarde.

Nesta quinta-feira, 4, no fim do dia, eles embarcam em Chapecó com destino a São Paulo. Outros estabelecimentos, entre frigoríficos, laboratórios e granjas, devem ser visitados em outros estados brasileiros.

Entre as avaliações que os técnicos devem fazer, está a verificação de cumprimento do Sistema Brasileiro de Inspeção e a Defesa Sanitária Catarinense. Estes dois certificados fazem parte dos requisitos do acordo sanitário entre União Europeia e o Brasil.

Fonte: G1.