A Fundação do Meio Ambiente – Fatma de São Miguel do Oeste recebeu visita de representantes da Companhia Brasileira de Reciclagem Animal – Cbrasa, instalada no município de Seara. Na última quinta-feira, 20, os empresários apresentaram o projeto piloto, colocado em prática recentemente na região de Concórdia, que pretende recolher, transportar, processar e destinar corretamente animais mortos em propriedades rurais, como gado, suínos e aves. A empresa transforma o material em gordura animal e adubo orgânico.

Foto: Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga

Além da participação de servidores da Fatma e dos empresários da Cbrasa, o encontro contou com a presença do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, Claudir Larentis, o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Claúdio Trombetta, o Prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, o Secretário da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – Ameosc, Airton Fontana, e os Secretários Municipais em Tunápolis, Volmir Lawisch e Pedro Baumgratz.

Conforme o Secretário Executivo da ADR, Claudir Larentis, a ideia dos empresários é se instalar em Tunápolis, para realizar o processo nos municípios da regional de Itapiranga. “Eles vieram buscar apoio da Fatma, Cidasc e da prefeitura de Tunápolis. Acreditamos que a sugestão é válida e consciente em relação aos cuidados com o meio ambiente. Percebemos nos detalhes a preocupação com os materiais que muitas vezes não tem uma destinação correta”, explica.

De acordo com Larentis, é importante que os prefeitos, empresas e produtores conheçam esse trabalho. Segundo o Secretário, nesta sexta-feira, 28, no dia da abertura da Efrait, Itapiranga vai sediar a reunião da Ameosc, quando a empresa apresentará o projeto aos prefeitos.

Funcionamento

A sede da Cbrasa fica em Seara, mas a empresa já possui entreposto em Cunha Porã para atender os municípios daquela região. A ideia agora é instalar um entreposto em Tunápolis para efetuar a coleta diária de animais mortos de vários municípios. A empresa pretende disponibilizar três ou quatro caminhões para a recolha diária dos animais nas propriedades. Ao final de cada dia os materiais são transportados até Seara.

Segundo o Gerente de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas da ADR, Miguel Schneider, a Fatma libera as licenças, a Cidasc fica encarregada do acompanhamento e controle sanitário e a Prefeitura de Tunápolis cede um pavilhão construído para essa finalidade e que servirá como entreposto.

“Entendemos de que é um projeto importante para o desenvolvimento regional e que diminuirá drasticamente o impacto ambiental. Com a explanação do projeto, os prefeitos terão oportunidade de analisar o custo-benefício. É preciso considerar ainda de que com o aumento anual da quantidade de animais, as prefeituras necessitariam aumentar a estrutura de máquinas e quantidade de servidores para atender a demanda de enterro de animais”.

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação SDR Itapiranga