O Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, participou nesta quarta-feira, 29, de palestra sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção – Sisbi, realizada pelo Núcleo das Agroindústrias de Associação Empresarial de São Miguel do Oeste.

Foto: Débora Ceccon/ O Líder

O evento também contou com a participação do Gestor do Departamento Regional da Cidasc no município, Claudio Trombetta.

A explanação foi realizada pelo médico veterinário Marcelo Nalin. Conforme o Coordenador do Núcleo das Agroindústrias da Acismo, Dewis Ludwig o foco da palestra foi destinado principalmente as agroindústrias e laticínios que têm interesse ao Sisbi.

“O Sistema Brasileiro de Inspeção é um sistema padronizado, então possui procedimentos de inspeção que garante a qualidade e segurança alimentar. Hoje a gente tem uma hierarquia quando se trata desse sistema de inspeção, municipal, estadual e federal. O Sisbi proporciona que  indústrias estaduais possam vender seus produtos para outros estados”, explica Ludwig.

O Núcleo das Agroindústrias da Acismo foi fundado no final de 2016. Segundo Ludwig, ele discute as situações comuns para os associados, como por exemplo o Sistema de Inspeção que fortalece o segmento.

Sisbi

O Sistema Brasileiro de Inspeção, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – Suasa, padroniza e harmoniza os procedimentos de fiscalização da inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao Sisbi já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Dipoa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura – SFA, responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.