A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou nesta sexta-feira, 24, solenidade de entrega do Certificado de Concessão para a Indústria de Polvilho Finardi. A empresa é a segunda a conquistar, em 2017, o Selo de Conformidade Cidasc – SCC, certificação que regulamenta o processo de transformação e produção de alimentos no estado. O evento teve início às 19h, no Encanto Espaço Festas, no município de Agronômica.
De acordo com a Gestora da Divisão de Classificação da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer, o processo de implantação do SCC na indústria teve início em fevereiro de 2015. “A marca foi uma das primeiras a aderir ao Selo. Além disso, ela é a primeira no seguimento da farinha de mandioca a conquistá-lo”, declarou.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega do Certificado, o Presidente da Cidasc, Enori Barbieri; o Diretor Institucional da Cidasc, Rodrigo da Silva Conceição; a Gestora da Divisão de Classificação da Cidasc, Valdirene Sommer; os proprietários da empresa Polvilho Finardi, Edivan Finardi e Catia Finardi Tschumi; o Prefeito de Agronômica, Cezar Luiz Cunha; o produtor de aipim, Davi Neckel; o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul, Raul Imhof Junior; o representante da Agência Regional de Rio do Sul, Gerente de Desenvolvimento Enocômico Sustentável e Agricultura, Ramires Cavilha Cimardi; o Presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Testoni; entre outras autoridades e convidados.
Durante a cerimônia de entrega, Enori Barbieri declarou que “os mercados é que dão oportunidade para fazer com que lá na ponta o produtor possa crescer. Nós trabalhamos forte na Cidasc para abrir mercados e temos que continuar esse trabalho, pois tudo depende de qualidade. Os mercados passaram a ser muito exigentes e o consumidor muito mais ativo que antigamente”.
O Prefeito de Agronômica, Cezar Luiz Cunha, afirmou que “Após a conquista do Selo, é visível o crescimento das marcas. É um desfio passar pelo processo, mas vale a pena. O município está muito orgulhoso com a conquista e dá todo o apoio para que mais empresas busquem esse desafio e alcancem essa qualidade”
Edivan a Catia lembram que, em 2005, surgiu a oportunidade de participarem do curso de Melhoria da Qualidade da Farinha de Mandioca, realizado pela Cidasc no município. Na oportunidade, eles conheceram o Gestor do Selo de Conformidade Cidasc, Wladimir Marcon Mendes, que ajudou a iniciar as mudanças na empresa. Em 2014, os proprietário receberam uma nova visita do técnico da Companhia, dessa vez para apresentar o SCC. “Nós estávamos buscando um diferencial para nossos produtos e adequação às normas, aceitamos de imediato a ideia de implantar o Selo”, contou o proprietário.
A Polvilho Finardi funciona desde 1988, hoje, a marca ganha destaque no mercado, sendo a primeira indústria no seguimento da farinha de mandioca com certificado do Selo de Conformidade da Cidasc. “Esse processo (de adequação) levou cerca de dois anos para ser concluído. Hoje, passamos de engenho para indústria, totalmente diferente daquela de 29 anos atrás”, avaliou Edivan. Segundo ele, o período de implantação do Selo trouxe melhorias na estrutura, nos equipamentos e proporcionou treinamento aos funcionários, garantindo uma produção segura.
Suporte às indústrias
Desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação da Companhia, o Selo de Conformidade Cidasc presta suporte as indústrias que dedicam-se à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal. Visando, dessa forma, à oferta de alimentos mais seguros aos consumidores e fortalecendo as marcas catarinenses.
Segundo Wladimir Marcon Mendes, o processo de adequação leva em média um ano. Por meio de visitas técnicas, os profissionais da Cidasc identificam irregularidades no processo de fabricação e atuam em conjunto com as indústrias para adequá-las as normas vigentes.
O Selo precisa ser renovado de seis em seis meses, por meio da realização de uma nova auditoria na empresa, que identificará oportunidades de melhoria na produção.
O Gestor do Selo de Conformidade Cidasc, conta que mais de 10 marcas estão em processo de certificação. Em outubro de 2016, a cerealista Moinho Jaraguá recebeu a certificação, sendo a primeira a conquistar o SCC. Em janeiro deste ano, a empresa Alhos Kaluke também conquistou o Selo.
Para participar ou solicitar mais informações
Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom