O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, de Joinville, mediante a equipe de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ministrou treinamento para credenciamento dos inspetores no Programa Novilho Precoce. O curso foi realizado nesta semana, nos dias 7 e 8, em São João do Itaperiú.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

O Programa visa, por meio do pagamento diferenciado, o incentivo financeiro aos produtores de gado precoce, estimulando a produção e a qualidade da carne catarinense. A atividade ocorreu em parceria com o estabelecimento Frisajo Agropecuária Industrial LTDA e teve aulas teóricas e práticas.

Nesta terça-feira, 7, foram repassadas as normas quanto ao Programa e a classificação das carcaças, incluindo avaliação de sexo, maturidade (dentição), conformação, acabamento de gordura, peso, bem como os devidos controles e registros.

A atividade prática ocorreu na quarta-feira, 8, e contou com a colaboração dos médicos veterinários Jean Pierri dos Santos, responsável técnico do estabelecimento, e Aldo Luis Ulbrich, inspetor da instalação. O exercício possibilitou a visualização do conteúdo abordado e o compartilhamento de informações.

Os participantes que já atuam em frigoríficos, por intermédio dessa ação, estarão aptos para classificaram as carcaças quanto ao Programa Novilho Precoce nos estabelecimentos credenciados.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Apoio

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Cidasc, desenvolveu o Programa de Apoio à Criação de Gado para Abate Precoce, um programa de incentivo aos produtores de Novilhos Precoces.

Para receber este incentivo, o Produtor deve ser cadastrado e abater os animais em um estabelecimento credenciado no Programa. Quando o produtor comercializar o gado precoce ele deve informar o número do cadastro no programa, na Nota Fiscal e no Guia de Transportes Animal – GTA.

Um médico veterinário devidamente treinado e credenciado no Programa Novilho Precoce e na Cidasc, avalia se os animais estão dentro dos parâmetros de classificação exigidos pelo Programa do Novilho Precoce.

Fonte: Andrea de Queiroz Brundo, Luísa Richter e Zeno Ruths.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom