11 médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, participaram de uma reunião técnica realizada na última quinta-feira, 2, em Rio do Sul. O evento foi realizado pelo Departamento Regional da Cidasc do município.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul

Raul Imhof Júnior, Gestor do Departamento Regional da Companhia, deu início a reunião. Ele comentou sobre assuntos administrativos e financeiros, ressaltando a relevância dessas áreas no desenvolvimento das funções técnicas.

Em seguida, Luiz Claudio Todeschini, Coordenador Regional de Defesa Sanitária Animal, conduziu a reunião que abordou a importância da organização e das metas na rotina diária da vigilância sanitária animal. Foram considerados os relatórios que contemplam o trabalho realizado, os documentos gerados, as ações de fiscalização em eventos pecuários e a responsabilidade dos Responsáveis Regionais pelos programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Por fim, o Coordenador acentuou sobre o alerta sanitário de Gripe Aviária.

Devido ao estado de alerta preventivo para Influenza Aviária, foram realçadas as ações já implementadas no Departamento Regional de Rio do Sul. Também foi realizado um treinamento prático na utilização dos atomizadores, ferramenta utilizada na desinfecção de instalações, veículos e equipamentos nos criatórios de animais. “Durante a prática utilizamos apenas água no atomizador, em função disso não houve uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI”, observou Todeschini.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul

Por último, também conduziram apresentações específicas na reunião, o médico veterinário da Cidasc Renê Ropelato, que explanou sobre o arquivamento e a organização de arquivos nas Unidades Veterinárias Locais, e o médico veterinário Fabrício Luciano Conchom, que palestrou sobre as ações do Programa de Sanidade Suídea.

Influenza Aviária

A Influenza Aviária, também conhecida como Gripe Aviária, é uma patologia causada por um vírus que atinge aves domésticas e silvestres. A transmissão pode acontecer por meio do ar, água, alimentos e materiais contaminados pelo contato com animais doentes e as aves podem apresentar sinais de complicações respiratórias, digestivas e nervosas. Vale ressaltar que essa doença é uma zoonose, ou seja, pode passar para o homem. No entanto, não é transmitida pelo consumo da carne dos animais. A doença pode ocasionar grandes perdas econômicas para a propriedade, causando a morte de 50 a 100% dos animais, além de restringir o comércio nacional e as exportações de aves, carnes e outros produtos avícolas. Visto isso, é fundamental desenvolver ações de vigilância e controle dessa patologia.

Defesa Sanitária Animal

Santa Catarina é referência em sanidade animal e investe em ações constantes de vigilância sanitária nas criações de aves. Em 2016, o Programa de Sanidade Avícola da Cidasc registrou 773 atendimentos à notificação de mortalidade de aves com investigação sanitária e 256 coletas de aves de descarte para vigilância ativa. Atualmente, por volta de 8.000 granjas de aves comerciais registradas no estado são monitoradas pelo Programa.

O Brasil é livre da Influenza Aviária nos plantéis comerciais avícolas, porém desenvolve ações do Plano Nacional de Prevenção da doença.

A Influenza Aviária é uma doença de notificação obrigatória. Caso o produtor ou qualquer outro cidadão observe anormalidades, deve comunicar imediatamente à Cidasc por meio do disque denúncia 0800 643 9300, para que as organizações internacionais, tais como a Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, sejam notificadas e as exportações suspensas.

Fonte: Luiz Claudio Todeschini, Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul.