O pintinho recém-nascido não controla sua temperatura corporal muito bem. Dessa forma, a temperatura do ar, a umidade e a velocidade de circulação do ar influenciam e terão efeito em seu conforto e temperatura corporal. É fácil perceber se um pintinho está desconfortável pelo seu comportamento: aves que estão com calor ficam barulhentas e ofegantes numa tentativa de perder calor, enquanto aves que estão com frio se aglomeram numa tentativa de se manter aquecidas, além de apresentarem temperatura de pés inferior.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Em testes recentes, um grupo de especialistas de incubação mostrou que aves que estavam ofegantes apresentavam uma alta temperatura média de cloaca (41º C ou 106º F), indicando estarem sob estresse por calor, enquanto aves que estavam confortáveis apresentavam uma temperatura de cloaca média de 40ºC (104º F). Quando os dois grupos foram mantidos no incubatório por 12 horas, as aves mais aquecidas que sofreram estresse calórico perderam quase o dobro de peso.

Amostras retiradas no incubatório mostram que as aves que sofreram com calor excessivo tinham pequenas lesões no sistema digestivo, de forma que não conseguiam absorver nutrientes tão bem. Mantidas separadas em um teste posterior de crescimento, estas aves apresentavam um peso 60 gramas menor aos 35 dias em comparação às aves que haviam sido mantidas em temperaturas confortáveis.

Estes resultados são a razão para a produção de um guia para checar se as aves estão confortáveis medindo a temperatura de cloaca.

Qual o seu escore de mecônio?

Manter as aves por tempo prolongado no nascedouro faz com que estas não apresentem todo seu potencial de desempenho quando alojadas. Uma forma de avaliarmos se o tempo de permanência dos pintinhos no nascedouro está adequado é checando o escore de mecônio dos resíduos.

Para avaliar o escore de mecônio, escolha aleatoriamente durante o saque os cinco ovos mais sujos de cinco bandejas de nascimento por lote (25 ovos no total).

Se os seus ovos mais sujos estiverem nos grupos 4 ou 5, incube os ovos 3 horas mais tarde e cheque o lote novamente após 3 semanas.

Se os seus escores de mecônio apresentarem variações entre diferentes bandejas de nascimento, as temperaturas das incubadoras podem variar. Mais informações sobre como avaliar e diminuir a variação de temperatura podem ser encontradas no guia que auxilia a monitorar esse índice.

Use os escores de mecônio para ajustar o horário de incubação de forma que os ovos limpos predominem em todas as bandejas.

Lembre-se de checar todos os nascimentos, uma vez que a idade do lote, a estocagem dos ovos e a estação do ano podem afetar o tempo de incubação.

Se todos os ovos estiverem limpos, cheque se o tempo total de incubação não está muito curto, o que seria indicado pelo número de aves úmidas em cada bandeja de nascimento e, em casos mais sérios, ovos bicados com embriões vivos.

Fonte: O Presente Rural.