Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

 

Novembro é conhecido como o mês de conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, a doença é a segunda mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Com o objetivo de gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e da prevenção de doenças de homens do meio rural o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – Faesc, promove o Programa Especial Saúde do Homem.

Em novembro três municípios receberão ações do programa. Nesta quinta-feira, 10, ocorrerá em Itaiópolis. No dia 18, sexta-feira, dois municípios receberão a iniciativa: Irineópolis e Herval do Oeste. As atividades são desenvolvidas em parceria com os Sindicatos Rurais e as Secretarias de Saúde dos Municípios e a Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina – SBU/SC.

De acordo com a coordenadora do programa em Santa Catarina, Estela Macedo, o Senar/SC incentiva o autocuidado voltado à saúde integral e à melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais catarinenses. “Os homens terão a oportunidade de coletar sangue para exames e participar de palestras interativas sobre prevenção de câncer de próstata e de câncer de pênis. Além disso, poderão se consultar com médicos da SBU/SC”, destaca Estela.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que a intenção é oferecer aos produtores rurais a possibilidade de participar de um programa de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais doenças urológicas que atingem o homem. “Nossa preocupação é com o bem-estar e qualidade de vida de todos os produtores de Santa Catarina, bem como de suas famílias. A saúde do campo é a saúde do Brasil”, afirma.

Fonte: Senar