Produtores das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina – Ceasa/SC receberam ontem, 26, uma palestra sobre o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal. O encontro, ministrado pela médica veterinária que coordena a área de entrepostos de carnes, lacticínios e mel da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Mônica Pohlod, ocorreu na sede do Ceasa/SC, localizada em Barreiros, São José, no período da tarde.

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

A palestra teve como objetivo orientar os produtores do Ceasa para que comercializem produtos de origem animal com serviço de inspeção e rotulados.

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

Segundo Mônica, devido a uma série de dúvidas dos produtores do Ceasa quanto às conformidades da venda dos produtos comercializados, a própria entidade contatou a Companhia para que fosse realizada a palestra. “Eles adoraram e até pediram por mais ações como essa”, declarou a médica veterinária.

Estiveram presentes no evento o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Jean Fabricio Morais, e a médica veterinária responsável pelo serviço de inspeção do Departamento Regional de Itajaí, Marina Bolzani Saad.

Participaram do encontro cerca e 15 produtores que durante a apresentação puderam conhecer um pouco mais sobre a legislação vigente no Brasil e no estado, os Serviços de Inspeção e seus três níveis (Municipal, Estadual e Federal). Eles também aprenderam a como identificar os rótulos de derivados de animais e vegetais, além, é claro, de quais informações são obrigatórias nos rótulos dos produtos comercializados.

Por fim, foi explanado acerca da importância da comercialização de produtos devidamente inspecionados e acordado que promover a saúde pública é um dever de todos.

Serviço de Inspeção Estadual – SIE

InspecaoO Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.

As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.

São produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, carne bovina, carne suína, carne de aves, linguiças, queijos, mel, pescados, ovos, entre outros.

Galeria de Imagens:

(18)