Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão

Nesta segunda-feira, 24 de outubro, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, de Tubarão, realizou uma ação de fiscalização de trânsito, integrando as áreas de Defesa Sanitária Animal, Vegetal e Serviço de Inspeção. Essa atividade ocorreu na Rodovia SC 434, entre os municípios de Imbituba e Garopaba.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão

As ações de vigilância desenvolvidas pela Companhia têm como objetivo verificar as conformidades legais no transporte de animais, vegetais, produtos de origem vegetal e animal, além de insumos e agrotóxicos. Essa prática especifica, foi desenvolvida pelos seguintes profissionais da Cidasc: as Médicas Veterinárias Elizete Vieira Ferreira e Margarida S. A. Yokemura, pelo Engenheiro Agrônomo Samuel Maccari Redivo e pelo Auxiliar Luiz Francisco de Carvalho. A Polícia Rodoviária Estadual – PRE apoiou a ação de fiscalização.

Segundo a Médica Veterinária Margarida Yokemura, essa atividade estratégica é de suma importância para a manutenção da condição sanitária agropecuária do estado de Santa Catarina, como Estado Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e Zona Livre de Peste Suína Clássica, com certificações internacionais reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão

Além das ações de fiscalização de trânsito promovidas pela Cidasc, que verificam o trânsito de animais, vegetais e produtos originados deles, a Companhia possui outra medidas que trabalham diariamente para salvaguardar o status sanitária de Santa Catarina, por exemplo, as Barreiras Sanitárias.

Por meio da fiscalização de veículos e cargas em postos localizados nas divisas do estado, as Barreiras Sanitárias previnem a introdução de doenças que colocam em risco a saúde pública, animal e vegetal, além de preservar os interesses econômicos do estado.

Importante

Antes de transportar animais, o produtor deve procurar o Escritório da Cidasc mais próximo e solicitar a emissão prévia da Guia de Trânsito Animal – GTA. Esse documento é o responsável por controlar o trânsito de animais e garantir o cumprimento das exigências sanitárias dentro do Estado. Identificam e impedem o trânsito de animais doentes, possibilitando o controle de doenças como: Febre Aftosa, Peste Suína, Doença de Newcastle, entre outras. A documentação sanitária no transporte de animais é garantia de saúde para o Estado, para os transportadores e para os proprietários.

Fonte: Margarida Seico Akama Yokemura, Médica Veterinária do Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Fone: (48) 36657037
www.facebook.com/cidasc.ascom/