O Frigorífico Santa Fé, localizado na comunidade de Santa Fé, interior de Itapiranga, recebeu na manhã de ontem, quinta-feira dia 13, a certificação do Serviço de Inspeção Estadual – SIE por parte da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. O empreendimento havia iniciado o abate de suínos e bovinos em 1991. Mas agora com participação de vários órgãos públicos a empresa familiar deverá ganhar novo fôlego. Em 2012 a empresa obteve a certificação do SISBI, o que possibilitou ampliar a comercialização para todo o país. A perda do SISBI em 2015 fez com que a empresa parasse com as vendas em nível nacional. Com a certificação do SIE será possível comercializar em todo estado de Santa Catarina. A intenção dos proprietários é novamente obter a certificação que possibilite ampliar o mercado para outros estados.

Foto: ADR Itapiranga

Foto: Vandro Luís Welter

O sócio-proprietário do Frigorífico Santa Fé, Antônio Eidt, está confiante no aumento de vendas para outras regiões do estado e já projeta a contratação de mais funcionários. Além dos proprietários, atualmente a empresa conta com dez colaboradores. A empresa atua no atacado e varejo com aproximadamente 40 variedades de industrializados como salames, defumados e mortadelas. Mas o empresário faz questão de lembrar de inúmeras dificuldades que teve que enfrentar no decorrer da trajetória e disse que por várias vezes havia pensado em desistir. Segundo ele, a obtenção da certificação confere novo ânimo e a equipe de funcionários também já estaria mais motivada.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste

A conquista da certificação estadual teve pequeno ato na manhã de quinta-feira, 13, junto ao Frigorífico Santa Fé. Além do sócio-proprietário, familiares e funcionários, teve participação do Secretário Executivo da ADR, Miguel Schneider, o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta, Gerente de Agricultura da ADR, Zaclir Stolarski, Coordenador Regional do SIE, Milton Kasper, Médico Veterinário da prefeitura de Itapiranga conveniado com a Cidasc, José Saldanha, e o Médico Veterinário contratado pela Cidasc, Marcelo Nalin.

O Secretário Executivo da ADR, Miguel Schneider, fez uso da palavra e destacou a importância da parceria do Governo do Estado para com as empresas. Segundo ele, os órgãos de governo precisam facilitar e não complicar a vida dos empresários. Para tanto, fez questão de enfatizar que a estrutura da ADR Itapiranga estaria à disposição para auxiliar na busca de parcerias.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste

De acordo com o Gestor Regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, a obtenção da certificação estadual é muito importante porque valoriza a agricultura familiar e fomenta a economia da região. Segundo ele, além de agregar valor aos produtos locais, proporciona mais empregos no município. Trombetta informa que, a Cidasc e a gerencia de agricultura da ADR Itapiranga estão integrados num trabalho que pretende certificar mais empreendimentos da agroindústria familiar da região.

Conforme o coordenador regional do Serviço de Inspeção Estadual da Cidasc, Milton Kasper, na regional de São Miguel do Oeste, que inclui Itapiranga, 18 empresas estão com a certificação estadual. Acrescenta que, em todo o estado há 700 empresas enquadradas no SIE. Kasper acredita que essas empresas desempenham uma função importante ao adquirir a produção do pequeno produtor rural, diferentemente das grandes agroindústrias.

Serviço de Inspeção Estadual – SIE

O Serviço de Inspeção EstInspecaoadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.

As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.

São produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, carne bovina, carne suína, carne de aves, linguiças, queijos, mel, pescados, ovos, entre outros.

Fonte: Vandro Luís Welter, Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom