O confinamento de gado bovino é um sistema de criação que aloja o rebanho em uma área restrita, onde tanto a água como os alimentos são fornecidos no cocho. Área limitada, alto custo das terras próximas às grandes cidades e, principalmente, estacionalidade de produção de forragens, nas pastagens na estação seca, são alguns fatores que levam muitos pecuaristas a confinar os bovinos.

Foto: Rosemberg Tartari

Foto: Rosemberg Tartari

Confinamento                                                                                                      

Além de ser uma ótima opção durante a escassez de chuva, o confinamento permite que se reduza o período de engorda do boi magro para 90 dias, o que aumenta a eficiência produtiva do rebanho bovino e, consequentemente, promove um giro mais rápido de capital.

Da mesma forma, disponibiliza áreas de pastagens para outras categorias durante o período seco do ano e flexibiliza a produção (quando os preços não forem satisfatórios, há a opção de não confinar).

Diferentemente dos outros sistemas de criação de bovinos, o confinamento permite a comercialização dos animais no pico da entressafra, quando os preços de carne de boi tendem a ser mais compensadores.

Suplementos – repõem nutrientes que estão faltando aos bovinos

Entretanto, para alcançar uma carcaça de qualidade, principalmente no período das secas, torna-se necessário que o pecuarista inclua na dieta do bovídeo confinado alguns suplementos, como os suplementos minerais e os suplementos vitamínicos.

Isso porque, nessa época, os bovinos se alimentam de forragem com baixo teor nutritivo, o que pode gerar uma considerável redução do ganho de peso do animal, causando prejuízos ao pecuarista.

Qual a função dos  suplementos na dieta dos bovinos?

Os suplementos têm a função de complementar a dieta dos bovinos, fornecendo a eles nutrientes, como vitaminas, minerais, e outros, que estão faltando ou não estão sendo consumidos em quantidade suficiente (devido à seca).

Suplementos minerais

Os suplementos minerais são alimentos que suprem a deficiência de um ou vários minerais na dieta do bovino. São produtos como o sal comum, o fosfato bicálcico, a farinha de ossos, os carbonatos, os calcários, entre outros.

Suplementos vitamínicos

Os suplementos minerais são produtos que fornecem quantidades extras de vitaminas na dieta do bovino. Geralmente são vendidos por empresas, em especial na época da seca.

Fonte: CPT. Artigo escrito por Andréa Oliveira.