Na última quinta-feita, 18, em todo o Brasil estava sendo celebrado o Dia Nacional do Campo Limpo – DNCL. A data, que tem como objetivo comemorar os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no país, oportunizou aos alunos da Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz, que participam do Projeto Sanitarista Junior da Cidasc, uma saída de campo. Os sanitaristas juniores, acompanhados dos profissionais do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, visitaram a central de recolhimento de embalagens vazias do Planalto Norte, a Associação dos Comerciantes de Defensivos do Planalto Norte – Acodeplan, em Mafra.
Durante a visita, os alunos conheceram o funcionamento da unidade, ou seja, desde o processo de recolhimento de embalagens vazias, os diferentes tipos de embalagens, a separação, o acondicionamento, o destino e quais materiais são feitos a partir da reciclagem dessas embalagens.
Além de conhecerem a logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, os alunos participaram de uma dinâmica do Projeto Sanitarista Junior onde tiveram que vestir Equipamentos de Proteção Individual – EPI, após a atividade eles receberam brindes e aprenderam mais sobre a importância desses equipamentos para a segurança do trabalho.
Segundo a engenheira agrônoma da Cidasc, Francieli Marmentini Schühli, “esses futuros técnicos agrícolas (alunos) tiveram um momento de grande aprendizado e conscientização”. Após conhecerem o trabalho que é desempenhado pela Acodeplan e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev, ações que são apoiadas pelo Projeto da Cidasc, a engenheira agrônoma afirma que a experiência “contribui para o enriquecimento da capacitação e formação desses futuros profissionais”.
Leia mais sobre o Dia Nacional do Campo Limpo – DNCL.
Sobre o Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior visa, através da educação, promover a mudança de atitudes e comportamento da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças, o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Ajuda a entenderem sua responsabilidade e da sociedade em geral na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, estimulando para que façam sua parte e cooperem, como cidadãos, na saúde pública e no desenvolvimento sustentável.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Mafra.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/