O dia 18 de agosto chegou, hoje é celebrado em todo país o Dia Nacional do Campo Limpo, ou como é conhecido DNCL, a data tem como objetivo celebrar os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).
No decorrer dos anos, o Dia Nacional do Campo Limpo se aperfeiçoou e hoje é considerado sinônimo de integração e conscientização. A celebração do DNCL é estendida a comunidades locais de todo o Brasil, por meio de ações comunitárias, palestras em universidades, concursos em escolas, encontros com autoridades locais, entre outros. Todas essas ações tem o intuito de levar reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente para as regiões em que estão localizadas as unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O engenheiro agrônomo Cassiano Augusto Araujo do Departamento Regional da Cidasc de Videira, aproveitando as comemorações, promoveu a visita dos alunos da Escola de Educação Básica Professora Maura de Senna Pereira, participantes do Projeto Sanitarista Junior, a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Tangará – ARDAVVI. A visita aconteceu na última terça-feira, 16, clique aqui e confira.
Logística Reversa
O termo “Logística Reversa” pode ser novidade para muitos leitores, pensando nisso compartilhamos um artigo que aborda desde o conceito de Logística Reversa, os diferentes tipos e as oportunidades que essa logística proporciona aos transportadores. Para você conferir o artigo completo, clique aqui.
Quer saber mais sobre o Sistema Campo Limpo?
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – dispõe de uma plataforma de educação à distância que aborda, de forma didática, os procedimentos corretos para lavagem das embalagens de agrotóxicos, a legislação que regulamenta o seu descarte e a destinação final.
O curso é gratuito. Para conhecer basta acessar o site do inpEV: http://www.inpev.org.br/
Cidasc
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. A Companhia é responsável pela Defesa Sanitária Agropecuária do Estado e, assim, está diretamente ligada às ações de controle do comércio de agrotóxicos.
Para serem comercializados em território catarinense, os agrotóxicos devem possuir registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e à Cidasc. Além disso, todos os estabelecimentos comerciais que vendem o produto também devem estar cadastrados na Companhia.
A Cidasc realiza a fiscalização do comércio dos agrotóxicos, o uso deles nas propriedades agrícolas e o devido descarte das embalagens. O monitoramento dos resíduos de agrotóxicos, encontrados nos alimentos de origem vegetal, também são realizados pela Companhia e pela Vigilância Sanitária – Visa.
Fonte: inpEV.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/