Entre os dias 7 e 10 de junho, o Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos, com o auxílio do Departamento Central do Departamento de Saúde Animal – DSA, realizou o monitoramento de abrigos de morcegos hematófagos em diferentes regiões de Campos Novos.

monitoramento-morcegos-raiva-foto departamento regional de campos novos (8)

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

O monitoramento é um dos pilares das ações para o controle da raiva dos herbívoros na região. No decorrer desses dias foram monitorados 6 abrigos, entre eles os túneis de serviço desativados da Usina Hidroelétrica de Campos Novos. Esse monitoramento é necessário para direcionar as ações de controle da população do morcego hematófago Desmondus rotundus, principal vetor para transmissão da raiva em herbívoros.

Participaram da ação as médicas veterinárias da Cidasc, Karen S. Rossi e Eleanora S. Machado, e os médicos veterinários da Cidasc, Roberto J. Bagatini e Fábio de C. Ferreira. Dos seis abrigos monitorados, somente em um deles acontecerá uma ação programada de captura e controle populacional do morcego hematófago. Os demais abrigos têm sua população de morcegos dentro de parâmetros considerados normais e apresentam um risco mínimo para o desenvolvimento e transmissão da doença.

Outros pilares para o controle da raiva dos herbívoros são as ações de educação sanitária, notificação de animais doentes, ou que tenham morrido com sintomas suspeitos de raiva e vacinação do rebanho de herbívoros pelos produtores.

A vacinação é uma medida preventiva que pode ser adotada em todas as regiões do Estado, mesmo nas regiões em que não há casos de doença há anos, pois a população de morcegos hematófagos está bem distribuída em Santa Catarina.

Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – PNRH

Essa atividade de monitoramento de morcegos faz parte do Programa Nacional de Controle de Raiva dos Herbívoros e é delegada à Cidasc pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e regulamentada pela Instrução normativa do IBAMA nº 141 de 19 de dezembro de 2006, que prevê a aplicação de pasta vampiricida nos morcegos da espécie Desmodus rotundus para o efetivo controle populacional nesta espécie.

A Cidasc orienta os criadores para que notifiquem os casos de ataques de morcegos em animais das propriedades, assim como a existência de abrigos, além de vacinar anualmente os animais contra a raiva. A vacinação é necessária e eficiente, pois não há tratamento para essa doença, sendo de fundamental importância a prevenção. Proteja sua família e seu rebanho.

Saiba mais

O Programa SC Entrevista entrevistou o médico veterinário da Cidasc, Fábio Ferreira, eles conversaram sobre as ações da Companhia relacionadas ao combate á raiva.
Para conferir, clique aqui.
No dia 31 de maio, foi realizada no município de Rio do Oeste a captura de morcegos hematófagos. A Cidasc estava presente da realização dessa ação. Para ler a matéria, clique aqui.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos e Departamento Central de DSA.

Galeria de Imagens:

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos