No dia 31 de maio, foi realizada no município de Rio do Oeste a captura de morcegos hematófagos. A atividade faz parte da rotina do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – Pncrh, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Em cumprimento à meta de convênio, essa atividade é executada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul

O abrigo Morro dos Mirandas, localizado em Rio do Oeste, recebeu a médico veterinário Rene Ropellato e o médico veterinário da Cidasc, André Aguiar Bessa, responsáveis por realizar a captura dos morcegos. Na ocasião, foram capturados 9 machos e 8 fêmeas da espécie Desmodus rotundus, sendo que uma das fêmeas foi enviada ao laboratório e o restante dos animais tratados com pasta vampiricida e soltos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul

Durante essa mesma atividade, foi capturado, pelos mesmos profissionais, um exemplar de Diphylla ecaudata, espécie hematófaga, menos comum que a Desmodus e que tem preferência por sangue de aves. O exemplar foi devolvido à natureza, pois não é uma espécia alvo de controle do Programa.

A Cidasc ressalta que outras espécies de morcegos capturados durante a realização dessas atividades são imediatamente devolvidos ao seu habitat, pois desempenham importante papel na natureza, como por exemplo: na dispersão de sementes (espécies frugívoras) e controle da população de insetos (espécies insetívoras).

Saiba mais

O Programa SC Entrevista entrevistou o médico veterinário da Cidasc, Fábio Ferreira, eles conversaram sobre as ações da Companhia relacionadas ao combate á raiva. Para conferir, clique aqui.
Entre os dias 7 e 10 de junho, o Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos realizou o monitoramento de abrigos de morcegos hematófagos em diferentes regiões do município. Para ler a matéria, clique aqui.

Fonte: Ciro Salla, Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul.